Topo

Fórmula 1

Williams busca solução para problema no motor que afetou classificação

FERENC ISZA/AFP
Imagem: FERENC ISZA/AFP

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Spa-Francorchamps (BEL)

27/08/2016 13h04

Problemas no motor de ambos os carros atrapalharam a classificação da Williams no GP da Bélgica e também podem prejudicar Felipe Massa e Valtteri Bottas na corrida. O brasileiro se classificou na décima colocação e o companheiro, na oitava, mas as estimativas do time apontam que a falha do software que controla o modo de classificação do motor tenha custado cerca de dois décimos.

O UOL Esporte apurou em Spa-Francorchamps que o problema foi sentido primeiramente no carro de Massa, o que deu tempo para a equipe pedir para Bottas alterar sua configuração de motor, usando o modo de corrida. A falha fazia o motor perder potência nas retas.

Como o modo de corrida também não estava funcionando a contento, o chefe de performance Rob Smedley disse que “precisamos investigar melhor para que o problema não se repita na corrida e para que sejamos confiáveis e rápidos durante a prova.”

Em condições normais, o engenheiro acredita que ambos os pilotos teriam se classificado à frente dos pilotos da Force India, que largam em sexto e sétimo. “Nas nossas simulações de corrida, éramos mais rápidos do que eles, então devemos chegar na frente na corrida”, afirmou.

Além do problema de motor, Massa lamentou ainda um erro logo na primeira curva em sua única tentativa no Q3. “Não estou contente com isso. Se eu tivesse dois jogos de supermacios para o Q3, isso me ajudaria muito”, avaliou.

Felipe Nasr, por sua vez, ficou satisfeito com o 16º lugar no grid. “Fiquei perto de chegar no Q2. Consegui uma boa volta no Q1, mas perdi tempo no terceiro setor porque faltou aderência na traseira. Será uma corrida longa, mas tudo pode acontecer”, disse o brasileiro da Sauber, que tem um novo pacote aerodinâmico neste final de semana.

Fórmula 1