Topo

Fórmula 1

Massa emociona jornalistas e diz que família tentou demovê-lo de despedida

Julianne Cesaroli

Do UOL, em Monza (Itália)

01/09/2016 09h41

Após anunciar a sua despedida da Fórmula 1 ao término da atual temporada, o brasileiro Felipe Massa concedeu uma emotiva entrevista nesta quinta-feira (01), em Monza. Na companhia do filho Felipinho, da mulher Raffaela, do pai Titônio e do empresário, Nicolas Todt, o piloto explicou os motivos da aposentadoria e disse estar orgulhoso de sua trajetória na categoria.

“Minha carreira foi mais do que eu esperava e estou orgulhoso do que consegui”, disse Massa, que disputou 14 temporadas na categoria e é considerado um dos pilotos mais queridos por colegas e imprensa internacional.  Mais tarde, em entrevista à mídia brasileira presente em Monza, o piloto revelou ao UOL Esporte que dormiu pouco antes do anúncio.

"Não dormi direito porque era uma coisa nova e diferente. É uma emoção muito grande ter tantas pessoas junto comigo neste momento para ouvir o que eu tinha que falar. Recebi um carinho enorme, vi que muitas pessoas gostam de mim e têm respeito. É difícil colocar em palavras a receptividade calorosa que tive. Isso me dá ainda mais prazer por tudo o que eu passei, pelas amizades que conquistei."

O anúncio da aposentadoria, inclusive, chegou a emocionar alguns dos jornalistas presentes, com direito a lágrimas de duas repórteres - uma da imprensa inglesa, e outra da Finlândia. Já o italiano Roberto Chinchero, com mais de 20 anos de experiência na F-1 e em categorias menores, classificou o momento como "triste" e disse ter acompanhado a carreira do brasileiro desde a adolescência, em seu país.

Massa revelou ainda que decidiu parar em julho e revelou que a família chegou a pedir para reconsiderar, mas ele estava decidido. O brasileiro afirmou que não chegou a negociar com nenhuma equipe, sequer com a Williams.

"Queria sair daqui de cabeça erguida", disse o vencedor de 11 GPs. "Acho que você tem de ter muita coragem para fazer o que eu fiz. Eu vinha pensando há alguns meses e, no final de julho, tomei a decisão de que faria o anúncio em Monza. Falei com a Claire [Williams, chefe do time] e ela chorou, foi muito emocionante. Mas você tem de ter muita coragem e sempre tive coragem por toda a minha carreira. Agora sinto-me aliviado e feliz por minha decisão. E saio de cabeça erguida."

Perguntado pelo UOL Esporte sobre o quão importante era tomar a decisão de parar em vez de se ver sem vaga, Massa lembrou que se sente diferente de quando foi dispensado pela Ferrari e queria continuar a carreira.

“Há três anos, não sentia que era o momento e acho que, para estas coisas, você precisa ser forte o bastante para decidir o que é o melhor. Foi o que eu fiz. Estou muito aliviado e feliz em ter tomado essa decisão agora. Talvez foi mais fácil do jeito que aconteceu e senti que era o momento”, completou.

Agradecimentos

Em vídeo publicado nas redes sociais, Felipe Massa fez agradecimentos a todas as pessoas que ajudaram e participaram de sua carreira. E deixou uma lembrança especial para a Williams, equipe pela qual completará a sua terceira temporada.

"A Williams é uma equipe que eu tenho um grande carinho. Vou dar meu máximo para fazer uma excelente segunda parte de temporada. Foi uma excelente história que conseguimos juntos, para mim foi como uma vitória chegar ao terceiro lugar no Mundial de Construtores (em 2014 e 2015)”, disse.

Massa ainda lembrou de seu ápice na carreira, quando quase conquistou o título do Mundial de Pilotos de 2008. “Batemos na trave pelo que aconteceu no Brasil em 2008, faltou um pouquinho, mas sem dúvida foi um resultado incrível, sem contar os dois campeonatos de construtores”, disse. Na ocasião, uma ultrapassagem em cima de Timo Glock na volta final selou o título a favor de Lewis Hamilton por um mísero ponto.

Por último, Massa agradeceu aos fãs. “A gente corre por vocês (fãs). Tenho um carinho muito grande pelas pessoas que torcem, escrevem. Gostaria de agradecer vocês. É um momento tão importante que sou grato. A gente tem sem dúvida muito mais coisas para fazer, correr em outras categorias... Tenho certeza que vão aparecer mais coisas”, finalizou.

 

Fórmula 1