Topo

Fórmula 1

Brasileiros não têm boa classificação. Mas Massa pede punição e ganha briga

Clive Mason/Getty Images
Imagem: Clive Mason/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Cingapura

17/09/2016 12h33

A classificação para o GP de Cingapura deixou os brasileiros decepcionados. Tanto Felipe Massa, que larga em 11º, quanto Felipe Nasr, que sai da 17ª colocação, não sentiram que conseguiram explorar ao máximo o potencial de seus carros. Ambos, contudo, ganharam uma posição com uma punição pesada sofrida por Sergio Perez por ter desrespeitado a bandeira amarela do final do Q2. O mexicano, que se classificara em 10º, perdeu oito posições no grid - cinco por não ter diminuído a velocidade de maneira representativa, e três por ter ultrapassado o compatriota Esteban Gutierrez também sob bandeira amarela.

Foi justamente essa bandeira amarela, causada por um acidente com Romain Grosjean, que atrapalhou o treino de Massa. Horas antes da confirmação da punição a Perez, o brasileiro reclamara que nem todos respeitaram a regra de diminuir a velocidade e acabaram ganhando vantagem.

“Não consegui fazer minha segunda volta porque arranquei o pé quando minha equipe me informou que havia uma bandeira amarela. E parece que outros carros, como a Force India, que não arrancaram o pé. É uma pena porque não consegui fazer minha segunda tentativa, e já vinha com um tempo melhor do que na minha primeira volta”, afirmou o brasileiro.

Felipe Nasr também saiu decepcionado. O piloto da Sauber vinha contente no restante do final de semana, mas sentiu uma queda de desempenho na classificação.

“Foi pior do que todos os treinos. Eu estava com uma boa sensação no carro, o equilíbrio estava legal e, na classificação, perdi aderência principalmente no pneu ultramacio, sentia o carro completamente desequilibrado. Na minha segunda tentativa, peguei o Magnussen na volta em que estava aquecendo o pneu e isso não ajudou. Mas me surpreendeu essa queda de rendimento”, afirmou o brasileiro.

“Vai desde o procedimento de como os pneus são aquecidos, desde os cobertores que a equipe usa, então temos de entender o que aconteceu.”

Fórmula 1