Topo

Fórmula 1

Até a cor do novo asfalto do circuito de Sepang preocupa pilotos na Malásia

Asfalto era bem mais claro até o ano passado - Vincent Thian/AP Photo
Asfalto era bem mais claro até o ano passado Imagem: Vincent Thian/AP Photo

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Sepang (Malásia)

29/09/2016 07h50

A sexta-feira de treinos livres para o GP da Malásia promete ser movimentada. Afinal, será o primeiro contato dos pilotos com o novo asfalto, que alterou não apenas a superfície da pista e si, como também a característica de algumas curvas. E o nível de detalhamento da Fórmula 1 é tanto que até a cor da pista está preocupando pilotos e equipes.

Felipe Nasr foi um dos que aproveitou a quinta-feira para ver as mudanças de perto. “O que me chamou a atenção foi que as ondulações desapareceram e eles mudaram a cambagem de algumas curvas. O mais extremo é na última curva, o que diminui as opções de traçado. Tem que experimentar diferentes trajetórias e ver o que funciona melhor. O importante é tracionar bem antes da reta que leva a ela. Isso pode ser interessante na chuva, porque as linhas tendem a ser diferentes.”

Lewis Hamilton, como de costume, deixou o chamado ‘track walk’ de lado, mas também está ciente de que o novo asfalto é uma mudança importante. “Prefiro ser surpreendido pela pista no treino livre. Não sabemos o que esperar, se será pior para os pneus. É mais escuro, então isso atrai mais calor”, observou.

A questão da cor do asfalto também foi destacada por Fernando Alonso. “De certa forma, nós conhecemos mais ou menos esse asfalto porque é o mesmo que foi usado na Rússia, Baku e Áustria. Então sabemos o acerto que esse tipo de asfalto requer do carro. Mas, por outro lado, a questão é que a temperatura de pista será muito alta por conta da cor do asfalto. Precisamos testar qual a melhor estratégia porque, no momento, está tudo bastante indefinido.”

Além da interação diferente dos pneus com o asfalto, a expectativa é de que os carros sejam 3s mais rápidos neste final de semana.

O GP da Malásia terá treinos livres a partir da quinta-feira no Brasil, às 23h. O segundo treino será na madrugada de sexta, às 3h. A classificação será às 6h do sábado e a corrida terá largada a partir das 4h do domingo.

Fórmula 1