Topo

Fórmula 1

Verstappen completa 19 anos hoje. Mas já impressionou a F-1 várias vezes

Xinhua
Imagem: Xinhua

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Sepang (Malásia)

30/09/2016 06h00

Ele pode estar completando apenas 19 anos nesta sexta-feira, mas já deu o que falar na Fórmula 1. Tratado como garoto prodígio, Max Verstappen fez menos de 40 corridas na categoria, mas já roubou a cena por diversas vezes. Algumas, por polêmicas, como quando acusou Romain Grosjean de frear para que ele batesse de propósito em Mônaco ano passado. Mas o holandês também chamou a atenção por seus méritos.

Relembre as 5 vezes que Verstappen impressionou o mundo da F-1:

1. Anúncio causa mudança de regra:
Verstappen não tinha feito sequer uma temporada completa em carros de fórmula antes de ser anunciado como piloto da Toro Rosso para a temporada de 2015. Quando o anúncio foi feito, o holandês sequer tinha completado 17 anos, o que causou muita polêmica na época e fez com que a FIA alterasse a regra para a concessão de super licenças: a partir de agora, o piloto tem de ter 18 anos, além de outros requisitos.

2. Um quase pódio com a Toro Rosso:
Em um circuito conhecido pela dificuldade do traçado e famoso por selecionar os melhores pilotos, Verstappen conseguiu um quarto lugar com a Toro Rosso. O holandês largou em nono e foi escalando o grid, chegando logo atrás dos dois pilotos da equipe principal da Red Bull.

3. Por fora em Spa
Não demorou para Verstappen mostrar que é um piloto extremamente agressivo. Foram várias as ultrapassagens que chamaram a atenção em seu ano de estreia, mas a mais marcante foi no GP da Bélgica, quando o holandês passou Felipe Nasr por fora na Blanchimont, curva feita a cerca de 320km/h. Muitos pilotos reclamam que a manobra foi feita por fora da pista e que, por isso, foi ilegal. Mas os fãs gostaram da ousadia.

4. Estreia com vitória
Mesmo tendo mostrado serviço com a Toro Rosso, ninguém poderia esperar que Verstappen tivesse um início de campanha como piloto Red Bull tão positivo: o holandês, que ganhou a vaga de Kvyat pouco antes da quinta etapa da temporada, na Espanha, se aproveitou de uma colisão entre os pilotos da Mercedes e venceu em Barcelona, suportando a pressão de Kimi Raikkonen na parte final da prova.

5. Por fora em Silverstone
Verstappen também já mostrou habilidade na chuva, ultrapassando Nico Rosberg por fora em Silverstone, em uma curva de alta velocidade. A manobra deu o segundo lugar ao holandês, em uma das poucas oportunidades em que as Mercedes não conquistaram a dobradinha sob condições normais nesta temporada.

Neste final de semana, Verstappen prepara-se para sua 35ª corrida, o GP da Malásia, que terá classificação a partir das 6h pelo horário de Brasília e largada às 4h do domingo.

Fórmula 1