Topo

Fórmula 1

Última vitória de Schumacher, há 10 anos, colocou fogo no campeonato

Paul Gilham/Getty Images
Imagem: Paul Gilham/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Sepang (Malásia)

01/10/2016 03h43

Lewis Hamilton arrasava a concorrência na GP2, Sebastian Vettel liderava treinos livres como piloto de testes da BMW e Max Verstappen estava no Ensino Fundamental quando Michael Schumacher venceu sua última corrida na Fórmula 1, há 10 anos, dia 1º de outubro de 2006.

A conquista no GP da China foi ao mesmo tempo inesperada e importantíssima para o alemão na acirrada disputa com Fernando Alonso pelo título daquela temporada. O então piloto da Ferrari chegou à Xangai a dois pontos do espanhol e reconhecendo que suas últimas performances no circuito não tinham sido muito boas. Sua equipe, contudo, estava em boa fase, com vitórias nas duas etapas anteriores e o heptacampeão vinha em plena ascensão no campeonato.

As coisas não pareciam boas quando Schumacher se classificou em sexto. A pole ficou com Fernando Alonso, que começou a prova pulando na ponta  e se aproveitando do fato de ter chovido antes da largada, o que beneficiava os pilotos que usavam pneus Michelin.

O espanhol chegou a abrir 25s em relação a Schumacher mas, com a pista secando, o jogo virou em favor dos pneus Bridgestone. No primeiro pit stop, Schumacher e Fisichella, na época companheiro de Alonso na Renault, permaneceram com os mesmos pneus, mas Alonso trocou os dianteiros. A decisão acabou sendo a errada e o espanhol passou a ter muita dificuldade para se manter na pista, permitindo a aproximação dos rivais.

Para complicar a vida do espanhol, seu segundo pit stop foi demorado e o fez cair para quarto. Após colocar os pneus de pista seca, Fisichella ainda saiu na frente, mas escapou quando os pneus ainda não estavam aquecidos e foi ultrapassado por Schumacher, que assumiu a liderança.
Com os pneus de pista seca, Alonso voltou a andar rápido, chegou ao segundo lugar e se aproximou de Schumacher, mas já não havia tempo para lutar pela liderança. Com o resultado, os dois empataram com 116 pontos no campeonato com apenas duas provas para o fim.

A vitória, contudo, acabou sendo a última da carreira de Schumacher, que teria uma quebra de motor na etapa seguinte, no Japão, e uma corrida bastante acidentada na decisão do título, em Interlagos. O alemão, que a essa altura já havia anunciado sua aposentadoria em 2006, faria um retorno surpresa em 2010 mas, nas três temporadas que disputou pela Mercedes, conseguiria apenas um pódio.

Fórmula 1