Topo

Fórmula 1

'Pesadelo' da Williams em 2015, ondulações são removidas da pista de Austin

Massa abandonou o GP dos Estados Unidos do ano passado - REUTERS/Adrees Latif
Massa abandonou o GP dos Estados Unidos do ano passado Imagem: REUTERS/Adrees Latif

Do UOL, em São Paulo

20/10/2016 17h28

A Williams sofreu uma rara quebra com ambos os carros durante o GP dos Estados Unidos do ano passado. Tanto Felipe Massa, quanto Valtteri Bottas tiveram falhas na suspensão traseira de seus carros, algo que não se repetiu em nenhuma outra prova. Para 2016, contudo, o time pode ficar tranquilo: a organização do circuito acabou com a ondulação que provocou o problema, na curva 11.

“O que aconteceu ano passado foi completamente anormal”, disse Massa ao UOL Esporte. “Mas também é verdade que o rendimento do carro a essa altura em 2015 era muito melhor, então é difícil saber o que esperar dessa corrida.”

Enquanto a Williams tinha a expectativa de lutar por pódios no final do ano passado, nesta temporada o time só chegou uma vez entre os três primeiros, em junho e, nas provas mais recentes, tem lutado pelas últimas posições dentro do top 10.

O time, contudo, comemorou o fim das ondulações. “Uma das surpresas do ano passado foi o quão ondulado o circuito se tornou em 12 meses”, reconheceu o diretor técnico Pat Symonds. “Isso levou ao abandono dos dois carros em 2015.”

Além da eliminação da ondulação, outra mudança significativa na pista para este ano foi na saída da curva 19, a penúltima do circuito, que agora tem uma zebra dupla.

Fórmula 1