Topo

Fórmula 1

Massa cobra mais velocidade: 'Não podemos ficar atrás de Renault e Sauber'

Lars Baron/Getty Images
Imagem: Lars Baron/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

21/10/2016 19h14

Felipe Massa não ficou nada contente com o desempenho da Williams no primeiro dia de atividades do GP dos Estados Unidos. Mesmo sabendo que sua equipe costuma ficar devendo em relação à Force India, sua rival direta na luta pelo quarto lugar no mundial, às sextas-feiras, o brasileiro, que terminou em 16º, duas posições atrás de Valtteri Bottas, chamou a atenção para o fato de carros da Renault e da Sauber também o terem superado.

“Acho que houve algo que não funcionou como deveria, então temos de estudar os dados para entender como podemos melhorar o carro. Em nossa simulação de classificação, os pneus perderam rendimento no final da volta e precisamos entender por que isso aconteceu”, afirmou.

“O equilíbrio não está perfeito, mas pode ser o pneu que não está funcionando. Não podemos ser mais lentos que uma Renault e que uma Sauber. Sabemos que a Force India é mais rápida que nós, mas temos de estar o mais próximo possível.”

Massa explicou que a Williams tradicionalmente é mais lenta que o normal nos primeiros treinos livres por ter uma abordagem diferente, mas o mau desempenho desta sexta-feira chama a atenção mesmo assim e preocupa, uma vez que a Force India ficou com a sexta e sétima colocações na soma dos tempos dos dois treinos.

“É verdade também que sempre somos mais cuidadosos às sextas-feiras que os demais pois usamos mais combustível mas, de qualquer maneira, precisamos ser mais rápidos, mais consistentes. A situação não está fácil, então precisamos tentar tornar o carro mais competitivo porque, mesmo que 10 pontos não seja muita coisa, eles estão mais rápidos, assim como aconteceu na última corrida. Não está fácil lutar com eles.”

Os pilotos voltam à pista de Austin para a terceira sessão de treinos livres, a partir das 13h do sábado pelo horário de Brasília, pouco antes da classificação, às 16h. A largada será às 17h do domingo. 

Fórmula 1