Topo

Fórmula 1

O sétimo lugar virou sinônimo de vitória para Fernando Alonso. Entenda

REUTERS/Toru Hanai
Imagem: REUTERS/Toru Hanai

Julianne Cerasoli

Do UOL, na Cidade do México (MEX)

26/10/2016 06h00

Um dos grandes destaques do GP dos Estados Unidos, no último final de semana, Fernando Alonso pode se considerar um vencedor. Afinal, como quinto colocado, foi o primeiro entre os pilotos de fora das três equipes mais fortes - Mercedes, Red Bull e Ferrari - que têm grande vantagem em relação às demais no campeonato de construtores.

Para o espanhol, inclusive, esse já pode começar a ser o objetivo da McLaren: ficar pelo menos em sétimo lugar quando os seis pilotos das três melhores equipes tiverem corridas sem problemas. Nos Estados Unidos, tanto Kimi Raikkonen, quanto Max Verstappen, abandonaram.

“Ajusto minhas metas a cada final de semana, levando em consideração o que tenho em mãos em termos de pacote. E nossa meta máxima no momento é ser sétimo, infelizmente é o que podemos no momento. Então quando executamos tudo direito, esse é nosso melhor plano”, disse o piloto. “Então foi como uma pequena vitória.”

De fato, nas últimas oito provas, Alonso foi o sétimo em quatro oportunidades e quinto em uma, demonstrando que a McLaren tem mesmo ritmo para superar as Williams e as Force India, que brigaram por toda a temporada pelo posto de quarta melhor equipe no campeonato.

“Nestas corridas finais, podemos até sonhar com um pódio caso os pilotos das três melhores equipes tenham problemas. Vamos fazer de tudo, tentar chegar perto da perfeição para podemos aproveitar corridas com chuva ou com incidentes.”

A próxima chance de Alonso continuar sua coleção de sétimos lugares será neste final de semana, na 19ª e antepenúltima etapa do campeonato. As atividades para o GP do México começam com os treinos livres, com duas sessões de 1h30 a partir das 13h e das 17h da sexta-feira pelo horário de Brasília. A classificação será às 16h do sábado, mesmo horário da largada, no domingo.

Quer receber notícias de Fórmula-1 de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.

Fórmula 1