Topo

Fórmula 1

História da equipe Copersucar estará nos cinemas em 2017; veja trailer

As Asas de Ícaro: A Verdadeira História da Equipe Fittipaldi - Claudio Larangeira/Divulgação - Claudio Larangeira/Divulgação
Equipe contou com pilotos como Emerson Fittipaldi, Wilson Fittipaldi, Chico Serra, Ingo Hoffmann e Keke Rosberg
Imagem: Claudio Larangeira/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

01/11/2016 06h00

A trajetória da escuderia de Fórmula 1 chefiada pelos irmãos Emerson e Wilson Fittipaldi estará nas salas de cinema em 2017. Em fase de finalização, o documentário As Asas de Ícaro: A Verdadeira História da Equipe Fittipaldi quer contar em detalhes a história da “Copersucar”, que disputou a categoria máxima do automobilismo mundial entre 1975 e 1982.

As Asas de Ícaro: A Verdadeira História da Equipe Fittipaldi - Claudio Larangeira/Divulgação - Claudio Larangeira/Divulgação
'As Asas de Ícaro: A Verdadeira História da Equipe Fittipaldi' comemora 40 anos da estreia da Copersucar
Imagem: Claudio Larangeira/Divulgação
A obra do diretor Fernando Dourado ainda não tem data de lançamento, mas o trailer já pode ser visto a partir desta terça-feira (1). O projeto, que comemora os 40 anos do lançamento da equipe, acabou sofrendo atrasos decorrentes de problemas financeiros na produção; entretanto, celebrará de maneira antecipada o segundo lugar de Emerson no GP do Brasil de 1978, melhor resultado da esquadra.

No lançamento do livro em 2017, a produção promete lançar também um livro com fotos inéditas da história da equipe Fittipaldi. Os registros foram feitos pelo fotógrafo Cláudio Larangeira, que acompanhou desde os bastidores da criação do time até as corridas de pilotos como Emerson Fittipaldi, Wilson Fittipaldi, Chico Serra, Ingo Hoffmann e Keke Rosberg.

A obra conta com depoimentos exclusivos de Emerson e Wilsinho, além das participações de pilotos e de nomes como Ricardo Divila, Odilon Costa (ex-projetista da equipe), Darci de Medeiros (mecânico do time), Lito Cavalcanti, Castilho de Andrade e Robertinho Ferreira (jornalistas), entre outros.

Ao longo de oito temporadas, a Fittipaldi disputou 120 corridas. Não chegou a vencer, mas conquistou três pódios. Em 1978, terminou o Mundial de construtores em sétimo lugar, com 17 pontos, entre 19 equipes.

Fórmula 1