Topo

Fórmula 1

Massa: "Alonso sempre foi bacana na minha frente. Por trás, era diferente"

Brasileiro deu entrevista à FOX Sports e falou sobre Ferrari, acidente e carreira - Luiz Lamim/Divulgação
Brasileiro deu entrevista à FOX Sports e falou sobre Ferrari, acidente e carreira Imagem: Luiz Lamim/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

07/11/2016 20h00Atualizada em 08/11/2016 09h01

Felipe Massa e Fernando Alonso foram companheiros de equipe na Ferrari entre 2010 e 2013. Ao longo deste período, foram três vice-campeonatos do espanhol (2010, 2012 e 2013), mas que incluiu uma fase difícil com o brasileiro - incluindo o episódio do GP da Alemanha de 2010, no qual Massa teve que abrir passagem ao bicampeão.

A revelação foi feita pelo próprio Massa em entrevista o programa FOX Nitro, do canal de TV por assinatura FOX Sports, que foi ao ar na madrugada desta terça-feira. Segundo o brasileiro, seus companheiros de equipe mais duros na F1 foram Michael Schumacher (2006) e Alonso.

“Mas sofri com Alonso. Sempre me tratou bem, nunca tivemos problemas, mas sempre foi bacana na minha frente. Por trás, sei que era diferente”, afirmou, relembrando ainda um diálogo entre os dois após o GP dos EUA de 2016 - no final da prova, os dois disputavam posição, mas o espanhol empurrou o brasileiro para fora da pista.

“Teve uma discussão no GP dos EUA deste ano”, conta Massa. “Ficou uma situação constrangedora (após a corrida). Ele me deu um abraço. Falei: ‘Alonso, posso falar? Você foi um filho da p…, mas gosto muito de você’”, acrescentou.

No fim de 2006, Schumacher deixou a Fórmula 1 pela primeira vez, dando lugar a Kimi Raikkonen na Ferrari. No entanto, segundo o próprio Massa, “Raikkonen já tinha assinado” com a equipe antes da temporada 2006, justamente para substituir o alemão ao fim daquele ano. O finlandês corria pela McLaren.

Sobre Schumacher, Massa foi bastante elogioso. “Sempre foi um professor”, disse o brasileiro, lamentando o estado de saúde do heptacampeão, que vive recluso desde que sofreu um acidente de esqui em dezembro de 2013.

“É algo muito grave. É difícil você dizer”, disse Massa. “Não é uma coisa simples, fácil. A família tem o direito de fazer o que quiser, de deixar ele fora do negócio e não falar o que está acontecendo. Mas que é uma coisa séria, é”, completou, defendendo a reclusão.

Acidente na Hungria

Massa Hungria 2009 - Tamas Kovac/EFE - Tamas Kovac/EFE
Massa diz que ainda guarda capacete de acidente de 2009 na Hungria (foto)
Imagem: Tamas Kovac/EFE
Massa ainda citou o acidente sofrido no Grande Prêmio da Hungria em 2009. Na ocasião, foi atingido por uma peça que se soltou da Brawn de Rubens Barrichello durante o treino de classificação e, desacordado, acidentou-se. Acabou afastado por todo o restante da temporada e substituído por Luca Badoer e Giancarlo Fisichella.

Questionado a respeito, o brasileiro da Williams diz que não tem “a menor ideia do que aconteceu”. “Poderia ter voltado a correr antes, mas pediram para adiar”, assegura ele.

Massa afirmou ainda ter o capacete do acidente guardado em casa, “do jeito que está”. Além disso, ficou com um molde de gesso do crânio fraturado.

Reta final da carreira

Felipe Massa disputará no Brasil sua penúltima corrida na Fórmula 1. O brasileiro já anunciou que deixa a categoria no fim da temporada, e diz estudar propostas de outras categorias para correr – no caso, o Mundial de Endurance (WEC) e a Fórmula E.

Em reta final de carreira, Massa relembrou ainda os “perrengues” passados nas categorias de acesso. Entre eles, a chegada à Europa em 2000 para disputar a Fórmula Renault.

“O lado financeiro sempre foi o meu problema. Na Formula Renault, só tinha seis corridas e dependia do resultado. Vendi um Astra 2.0 para pagar as contas”, relembra o brasileiro, que diz que chegou à Fórmula 1 “graças ao meu talento”.

Fórmula 1