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Massa quase perdeu sua primeira vitória no Brasil para ajudar Schumacher

Mark Thompson/Getty Images
Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em São Paulo

08/11/2016 06h00

Era a primeira vez que Felipe Massa corria em Interlagos com um carro competitivo. E o então jovem piloto da Ferrari roubou o protagonismo dos postulantes ao título, Fernando Alonso e Michael Schumacher, para vencer com propriedade, colocando a bandeira brasileira no lugar mais alto do pódio depois de 13 anos. Mas a história poderia ter sido bem diferente: engenheiro de pista do piloto na época, Rob Smedley lembra que a vitória quase escapou das mãos de Massa.

Companheiro de Massa na Ferrari, Schumacher chegou à última prova de 2006 em situação complicada no campeonato, mas ainda com chances de vencer. O alemão, que fazia sua primeira despedida oficial, tinha que vencer a prova e torcer para Alonso sequer pontuar. Para completar, o heptacampeão largou em décimo. Mesmo assim, a Scuderia queria que o pole position Massa trabalhasse para o companheiro.

Em entrevista exclusiva ao UOL Esporte, Smedley afirmou que chegou a temer que, por conta disso, Massa perdesse a corrida.

“Éramos incrivelmente rápidos. Foi uma loucura. Em determinado momento, Michael estava com problemas porque Giancarlo Fisichella bateu na traseira dele e furou seu pneu e ele teve de parar”, lembra. “Quando isso aconteceu, Felipe tinha 30s de vantagem, mas ainda queríamos que Michael vencesse [o campeonato] e tivemos de pedir a ele que diminuísse o ritmo, porque ele estava abrindo em relação a Michael, estava muito rápido. Ele diminuiu a velocidade e comecei a notar pela telemetria que ele estava cometendo vários erros, porque estava pilotando lento demais - afinal, não é natural para um piloto de F-1 andar lento.”

Preocupado com seu piloto e vendo que as chances de Schumacher ser campeão eram mínimas, Smedley pediu ao diretor técnico Ross Brawn que liberasse Felipe.

“Em determinado momento, falei para o Ross Brawn que estava errado, porque ele ia acabar batendo por não estar forçando o ritmo. E ele concordou que o Felipe deveria acelerar. E então ele aumentou ainda mais a vantagem e venceu a corrida com facilidade. E, depois da corrida, mesmo perdendo o campeonato, Michael foi ótimo e realmente ficou feliz em ver Felipe tendo uma corrida tão boa.”

Ouvido pelo UOL Esporte, o piloto confirmou a história. “Eles estavam bem preocupados, queriam que eu ficasse mais lento para atrapalhar outros carros e ajudar o Michael. Mas, a partir do momento em que comecei a tirar o pé e ver que também estava me prejudicando, eles mudaram de ideia. Teve isso e teve o fato do Michael ter ficado muito para trás, sem conseguir se aproximar. E, mesmo que ele chegasse e passasse o Alonso e eu, ele não seria campeão.”

No final, Schumacher fez uma prova de recuperação e terminou em quarto, mas o campeão foi Alonso, segundo colocado. E Massa comemorou, usando um macacão com as cores do Brasil, a primeira de suas duas vitórias e o primeiro dos cinco pódios em Interlagos.

Neste final de semana, o brasileiro faz sua despedida do circuito com um Fórmula 1. As atividades do GP do Brasil começam na sexta-feira, com duas sessões de treinos livres de 1h30 a partir das 10h e das 14h. No sábado de manhã, às 11h, ocorre o terceiro treino livre, antes da classificação, às 14h. Já a largada será dada às 14h do domingo.

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