Topo

Fórmula 1

Hamilton faz a pole do GP Brasil e Massa tem pior resultado em Interlagos

REUTERS/Nacho Doce
Imagem: REUTERS/Nacho Doce

Julianne Cerasoli

Do UOL, em São Paulo

12/11/2016 14h42Atualizada em 12/11/2016 16h30

O brasileiro Felipe Massa não conseguiu fazer um bom treino de classificação para o Grande Prêmio de Interlagos e largará em 13º na corrida deste domingo (13), a qual marca a sua última pela F-1 no Brasil. O resultado é o pior em classificações em sua história no circuito paulistano. Em uma prova que pode ser decisiva para o campeonato, a pole position ficou com Lewis Hamilton, que superou o líder da tabela Nico Rosberg, que larga em segundo.

O outro brasileiro na pista, Felipe Nasr, terminou em último. No entanto, após uma punição ao francês Esteban Ocon (Manor), Nasr conseguiu subir para uma posição. Ocon havia terminado em 20º e caiu para último por ter "atrapalhado a passagem de Jolyon Palmer, da Renault, ainda no início do treino". 

Ocon foi o piloto que tirou a chance do brasileiro correr em 2017 pela Force India. A escuderia anunciou o francês para a próxima temporada. 

A terceira colocação ficou com Kimi Raikkonen, da Ferrari, que mais uma vez superou o companheiro Sebastian Vettel, que foi apenas o quinto. Max Verstappen, da Red Bull, ficou em quarto. Os rivais, contudo, foram bem mais lentos: a diferença entre o pole e o terceiro foi de mais de seis décimos.

No treino classificatório da tarde deste sábado (12), o brasileiro acabou fora dos 10 primeiros 1min12s521, a exemplo de seu companheiro Valtteri Bottas, que larga em 11º. Felipe Nasr também não foi bem e caiu logo no Q1, ficando em peúltimo no grid de largada com o tempo de 1min13s681.

Logo depois que terminou o Q2, Felipe Massa saiu cabisbaixo pelo autódromo de Interlagos e foi muito aplaudido pela torcida que compareceu ao local. Para retribuir o apoio, Massa subiu na mureta dos boxes e acenou para o público. 

“Eu não acho que foram as gotas [de chuva]. Alguma coisa aconteceu com o pneu dianteiro. A primeira volta foi a mais tranquila, mas depois parecida que algo não estava funcionando. Eu entro na curva e o carro sai de frente. Não deu para entender direito o que aconteceu, uma pena porque eu estava confiante, eu poderia me dar bem no Q3. A corrida é longa amanhã e vou tentar fazer o máximo. é o mínimo que tenho a fazer pela torcida maravilhosa, um carinho. Eu subi no muro, bateu um vento e quase caí, mas é o carinho por essa torcida que é diferente de todos os países”, disse Felipe Massa logo depois a classificação para a TV Globo.

Felipe Nasr, da Sauber, deixou o treino classificatório também com uma sensação de tristeza. "Hoje foi frustrante. Foi uma pena que na minha última tentativa fui lento na subida da reta, mas é o que deu para hoje. Amanha vamos ter uma corrida imprevisível. Corrida em casa sempre tem uma energia boa, espero fazer uma boa prova", comentou à TV Globo. 

treino classificatório  - Eduardo Anizelli/Folhapress - Eduardo Anizelli/Folhapress
Hamilton, Rosberg e Raikkonen após treino classificatório
Imagem: Eduardo Anizelli/Folhapress
Confira como foi a classificação do GP do Brasil 

Q1
A primeira parte da classificação evidenciou a má fase da Sauber, que ficou com as duas últimas posições do grid. Para piorar a situação de Felipe Nasr, que estava contente com o comportamento do carro na sexta-feira, mas reconhecia que o clima mais frio do sábado poderia atrapalhá-lo no acerto do carro. O brasileiro sairá apenas da 22ª e última posição, depois de ficar 62 milésimos atrás do companheiro Marcus Ericsson.

O Q1 ainda teve uma surpresa: a eliminação de Jenson Button, que não conseguiu se encontrar com o carro e foi apenas o 17º, mais de meio segundo mais lento que o companheiro Fernando Alonso. Kevin Magnussen, da Renault, e a dupla da Manor. Já na ponta, Hamilton começou o treino sendo mais rápido que Rosberg.

hamilton - AP Photo/Nelson Antoine - AP Photo/Nelson Antoine
Hamilton comemora a pole para o GP do Brasil
Imagem: AP Photo/Nelson Antoine
Q2
Hamilton voltou a andar mais rápido que Rosberg após as primeiras tentativas da segunda parte da classificação, enquanto Felipe Massa ficou em situação complicada ao ser apenas o 11º após a primeira tentativa, enquanto seu companheiro Valtteri Bottas foi o sétimo. Na segunda volta rápida, porém, as Williams caíram ainda mais, sendo superadas pelas Force India e por Romain Grosjean, que colocou a Haas no top 10

Além das Williams, ficaram pelo caminho também as Toro Rosso, Esteban Gutierrez e Palmer.

Q3
Na parte decisiva do treino, os pilotos tiveram de enfrentar uma pista escorregadia, com algumas gotas de chuva caindo em Interlagos. Nas primeiras tentativas, Hamilton novamente superou Rosberg. O alemão chegou a diminuir a diferença, mas não conseguiu superar o companheiro e larga em segundo, assim como nas últimas duas provas, vencidas pelo inglês. 

Com as Ferrari e Red Bull na segunda e terceira filas, o top 10 foi completado por Romain Grosjean, que surpreendeu ao colocar a Haas em sétimo, Nico Hulkenberg, Sergio Perez e Fernando Alonso.

O GP do Brasil tem largada marcada para as 14h. O campeonato será decidido em São Paulo caso Nico Rosberg faça seis pontos a mais que Lewis Hamilton. Uma vitória simples do alemão lhe dará o primeiro título com uma corrida de antecipação.

Confira o resultado da classificação do GP do Brasil

1. Lewis Hamilton ING Mercedes-Mercedes 1m 10.736s
2. Nico Rosberg ALE Mercedes-Mercedes 1m 10.838s
3. Kimi Raikkonen FIN Ferrari-Ferrari 1m 11.404s
4. Max Verstappen HOL Red Bull-TAG 1m 11.485s
5. Sebastian Vettel ALE Ferrari-Ferrari 1m 11.495s
6. Daniel Ricciardo AUS Red Bull-TAG 1m 11.540s
7. Romain Grosjean FRA Haas-Ferrari 1m 11.937s
8. Nico Hulkenberg ALE Force India-Mercedes 1m 12.104s
9. Sergio Perez MEX Force India-Mercedes 1m 12.165s
10. Fernando Alonso ESP McLaren-Honda 1m 12.266s
11. Valtteri Bottas FIN Williams-Mercedes 1m 12.420s
12. Esteban Gutierrez MEX Haas-Ferrari 1m 13.431s
13. Felipe Massa BRA Williams-Mercedes 1m 12.521s
14. Daniil Kvyat RUS Toro Rosso-Ferrari 1m 13.726s
15. Carlos Sainz Jr ESP Toro Rosso-Ferrari 1m 13.920s
16. Jolyon Palmer ING Renault-Renault 1m 12.258s
17. Jenson Button ING McLaren-Honda 1m 13.276s
18. Kevin Magnussen DIN Renault-Renault 1m 13.410s
19. Pascal Wehrlein ALE Manor-Mercedes 1m 13.427s
20. Marcus Ericsson SUE Sauber-Ferrari 1m 13.623s
21. Felipe Nasr BRA Sauber-Ferrari 1m 13.681s
22. Esteban Ocon FRA Manor-Mercedes 1m 13.432s (punido)

 

Quer receber notícias da Fórmula-1 de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.

 

Fórmula 1