Topo

Fórmula 1

Nasr faz grande prova na chuva em Interlagos e salva Sauber da lanterna

AFP PHOTO / BEHROUZ MEHRI
Imagem: AFP PHOTO / BEHROUZ MEHRI

Julianne Cerasoli

Do UOL, em São Paulo

13/11/2016 17h12

Em situação ainda indefinida para a próxima temporada e tendo apenas duas opções de vagas para 2017, nas duas equipes mais fracas do grid, Felipe Nasr chegou ao GP do Brasil precisando de uma boa performance e torcendo para que a chuva lhe desse a chance de pontuar pela primeira vez no ano. E aproveitou muito bem a oportunidade, conquistando um nono lugar que parecia improvável quando o brasileiro largou da 20ª colocação.

"Estou muito feliz, fiz tudo o que podia hoje. O carro estava muito difícil, às vezes falava que o carro não ia ficar na pista, via uma Red Bull passando, uma Ferrari passando. Nestas condições, tem que minimizar os erros e consegui fazer isso. Acho que o mais importante foi o ritmo. Esses dois pontos valeram o ano inteiro, foi um resultado sensacional", afirmou o piloto à Band News FM.

"Fiquei surpreso, em determinado momento o ritmo era muito bom. Mas o Alonso é Alonso e colocou pressão no final. O pneu já tava muito desgastado, nem sei quantas voltas eu fiz. Eu acreditei que conseguiria pontuar. Mostrei para todo mundo o que eu vim fazer aqui.”

Nasr foi um dos pilotos que apostaram em não trocar os pneus de chuva extrema pelos intermediários na primeira parte da prova, lucrando quando houve a primeira bandeira vermelha. Depois, passou a ser pressionado por carros mais rápidos, sendo ultrapassado por Vettel e por Hulkenberg. Mesmo assim, conseguiu se manter na zona de pontuação.

Além da importância dos pontos para seu próprio futuro, a performance de Nasr praticamente garantiu o importante décimo lugar no mundial de construtores para a Sauber, que vinha zerada até aqui no ano. Os dois pontos colocam o time na frente da Manor. O décimo colocado é o último que recebe ajuda financeira para o transporte dos equipamentos nas corridas e que recebe dinheiro dos direitos comerciais.

"O mais importante é que eu mantive a cabeça focada no fim de semana, na corrida que era uma oportunidade única para marcar um ponto. Marquei dois, o que foi melhor ainda. A situação estava muito difícil, com condições de pista difíceis para todo mundo. São pontos importantes para a equipe também e ajudam muito na busca por recursos", disse o brasileiro.

Fórmula 1