Topo

Fórmula 1

Massa passa o bastão depois de guiar Nasr pelo 'caminho das pedras' da F-1

Massa teve despedida emocionante do GP Brasil e Nasr pontuou pela 1ª vez em Interlagos - Mark Thompson/Getty Images
Massa teve despedida emocionante do GP Brasil e Nasr pontuou pela 1ª vez em Interlagos Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Luiza Oliveira, Julianne Cerasoli e Gustavo Franceschini

Do UOL, em São Paulo

14/11/2016 06h00

Felipe Massa está se despedindo da Fórmula 1 e passou o bastão para Felipe Nasr. O jovem piloto da Sauber agora se tornou a única esperança brasileira na categoria, especialmente depois de fazer uma grande prova em Interlagos. E é com o mais velho que ele vem aprendendo o caminho das pedras para tentar permanecer no grid e fazer sucesso.

Desde que Nasr chegou à Fórmula 1, os dois se tornaram amigos. Massa criou um carinho especial pelo pupilo e passou a aconselhá-lo.

O pai do piloto da Sauber, Samir Nasr, conta que o experiente atleta foi fundamental ao explicar como as coisas funcionam na F-1, quais caminhos seguir e em quem ele poderia confiar.

“Ele sempre tratou o Felipe como um filho, é difícil ter amigos no automobilismo. Ele alertou muito a gente, falou quem presta, quem não presta, tem muita sacanagem na Fórmula 1. Ele foi muito importante. Ele é uma pessoa digna, um cara muito humano, você não vê um piloto ajudar o outro”, disse o pai.

A relação próxima ficou ainda mais evidente após a corrida deste domingo. Apesar de não ter completado a prova, Massa demonstrou estar muito feliz pelo colega brasileiro. Interrompeu uma entrevista para dar um abraço apertado e deixar uma mensagem.

“Ele estava super emocionado ainda, deve estar passando muita coisa na cabeça dele. E ele também estava muito contente com a corrida de hoje, me deu os parabéns pela corrida. Uma coisa legal que ele falou. ‘Cara, não deixe de acreditar. Continue assim’. Foi bacana”, conta Nasr que demonstrou gratidão e enalteceu Massa em sua despedida.

“Acho que a festa era dele hoje, um cara que teve uma carreira sólida na Fórmula 1 e que realmente me ajudou em muitas ocasiões. Um cara que realmente admiro como piloto, como pessoa, uma pena o resultado final dele. Mas é bem inspiradora a carreira do Felipe”.

Nasr ainda não está garantido no grid do ano que vem porque as negociações com a Sauber estão complicadas. Mas ele espera que a boa corrida deste domingo o ajude a permanecer na categoria.  Neste domingo, Nasr largou em 20º lugar, mas fez uma ótima prova e terminou em nono em garantindo dois pontos para a sua equipe.

Massa agora torce para que ele tenha uma nova oportunidade em 2017. “Gosto muito dele, é meu amigo. Espero o melhor para ele, vou estar torcendo para ele representar o Brasil. Falei para ele levantar a cabeça, é um momento difícil. Mas ele fez uma corrida incrível", disse. "Eu não me sinto conselheiro de nada, só falo o que eu penso do jeito mais humano possível”, completou.

Fórmula 1