Topo

Fórmula 1

Massa: Schumacher foi meu mestre; acho que deixou Ferrari para eu continuar

Felipe Massa ao lado de Schumacher em 2007 no GP da Espanha. - AP Photo/Daniel Ochoa de Olza
Felipe Massa ao lado de Schumacher em 2007 no GP da Espanha. Imagem: AP Photo/Daniel Ochoa de Olza

Do UOL, em São Paulo

19/11/2016 15h49

O piloto brasileiro Felipe Massa, que recentemente anunciou sua aposentadoria das corridas de Fórmula 1, afirmou que o piloto alemão Michael Schumacher foi seu mestre na categoria de automobilismo. O brasileiro diz também que acredita que o piloto alemão decidiu aposentar-se das corridas quando ambos estavam na Ferrari, em 2006, para que o brasileiro pudesse continuar na equipe.

"Em muitos sentidos ele foi meu mestre", afirma Massa em entrevista ao site oficial da Fórmula 1 publicado neste sábado (19). "Kimi [Räikkönen] tinha assinado um contrato com a Ferrari dois anos antes de começar a dirigir para eles, e o único meio de eu poder permanecer na Ferrari era o Michael aposentar-se. E ele fez isso, anunciou que ia parar em Monza em 2006. Ele provavelmente estava um pouco cansado, e talvez também estivesse pensando: Felipe está fazendo um bom trabalho, vamos dar a ele uma chance de ficar", afirma Massa.

O piloto brasileiro conta que foi por isso que também decidiu anunciar sua aposentadoria durante o Grande Prêmio de Monza agora, em 2016, e que Schumacher foi o parceiro de equipe de quem mais ficou amigo. "Foi uma relação bastante diferente da que tive com os outros companheiros de equipe", diz o brasileiro. "É claro que eu queria superá-lo, mas também o admirava e queria ser como ele. Por sua vez, Michael devia olhar para mim como aquele jovem que ele gostaria de ajudar."

Para Massa, Schumacher era ainda o piloto mais divertido da Fórmula 1. Ele lembrou quando os dois divertiam-se juntos na pista de provas da Ferrari na Itália e bebiam vodca juntos andando pelo circuito para espantar o frio. "Hora da diversão profissional", diz Massa sobre estes períodos.

Na entrevista, o brasileiro fala ainda da relação com outros parceiros de equipe, como Räikkönen, e da aposentadoria da principal categoria do automobilismo mundial. "Vai ser um alívio, estou disposto a deixar tudo para trás", diz Massa. "Talvez eu vá sentir falta de alguma coisa, mas vai ser um alívio. Ainda não sei como, mas com certeza vou continuar correndo."

Fórmula 1