Topo

Fórmula 1

Mesmo 70 pontos atrás, Vettel vê Ferrari mais rápida que a Red Bull em 2016

AFP
Imagem: AFP

Julianne Cerasoli

Do UOL, em São Paulo

02/12/2016 10h29

O placar do mundial de construtores de 2016 aponta uma diferença significativa, de 70 pontos, entre a segunda colocada Red Bull e a terceira Ferrari. Mas Sebastian Vettel defende que seu carro era superior e vê a perda de oportunidades importantes, especialmente no começo da temporada, como o fator principal para a Scuderia ter perdido a batalha contra seu ex-time.

“Acho que foi uma temporada de altos e baixos”, disse o alemão, ouvido pelo UOL Esporte. “Poderia ter sido muito melhor e isso foi porque não conseguimos marcar tantos pontos quanto deveríamos no começo do ano. No final, nos encontramos em uma luta muito parelha com a Red Bull mas, no geral, sinto que tínhamos um pacote melhor e deveríamos ter terminado em segundo no mundial de construtores.”

Apesar do resultado aparentemente negativo para o time italiano, Vettel acredita que as mudanças que ocorreram internamente ao longo do ano serão sentidas na próxima temporada, em que a Fórmula 1 passará por uma mudança de regras, com a adoção de pneus e asas mais largas, visando aumentar a velocidade dos carros.

“Especialmente no começo da temporada, deixamos de ganhar muitos pontos e, para mim, a grande decepção foi que não conseguimos nos aproximar das Mercedes. Por outro lado, houve várias coisas que aconteceram nos bastidores que devem nos tornar mais fortes para a próxima temporada.”

Além da Ferrari não ter maximizado seus resultados, a Red Bull também apresentou uma grande melhora em relação a 2015, quando ficou, em média a 1s4 do pole position e marcou apenas 187 pontos, terminando o campeonato apenas com o quarto lugar. Em 2016, o time de Daniel Ricciardo e Max Verstappen conseguiu cortar pela metade essa diferença e é apontado como a grande ameaça ao domínio da Mercedes em 2017.

Fórmula 1