Topo

Fórmula 1

Vaga de Rosberg pode ser chance de Nasr permanecer no grid em 2017. Entenda

Charles Coates/Getty Images
Imagem: Charles Coates/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

02/12/2016 14h49

Com apenas três vagas abertas - duas na Manor, lanterna do campeonato, e uma na Sauber - não eram esperados grandes movimentos no mercado de pilotos para a temporada de 2017 na Fórmula 1. Isso até Nico Rosberg anunciar sua aposentadoria da categoria, apenas cinco dias após conquistar o título mundial, abrindo uma vaga justamente na equipe que dominou os últimos três campeonatos.

A própria Mercedes admitiu que foi pega de surpresa pela notícia e agora tem uma missão complicada pela frente: encontrar um substituto em dezembro, sabendo que todos os pilotos top estão sob contrato.

E quem está de olho na decisão dos alemães é Felipe Nasr, que ainda busca uma vaga no grid para o próximo ano. Em dois dos cenários mais prováveis, o brasileiro está em posição de lucrar com a situação.

A possibilidade mais óbvia para a Mercedes seria contratar Pascal Wehrlein para fazer dupla com Lewis Hamilton na próxima temporada. Afinal, o alemão é piloto da marca e ainda não tem equipe confirmada para o ano que vem. Isso evitaria qualquer gasto com multa para a contratação de um piloto top e, caso não der certo, é possível ir atrás de algum dos ‘figurões’ em 2018.

Sabe-se que Wehrlein é o principal rival de Nasr na Sauber e também é dos pilotos que podem ficar na Manor. Sem o alemão na disputa e com a preferência para um piloto experiente para o ano que vem, em que haverá uma grande mudança de regulamento, o brasileiro ganha força.

Outra possibilidade é que a Mercedes faça uma escolha visando o longo prazo e busque o mais talentoso dos pilotos empresariados por Toto Wolff, chefe da equipe: Valtteri Bottas assinou por um ano com a Williams mas, como o time é cliente dos alemães, seria possível fazer um acordo vantajoso para ambos os lados. Com o finlandês, a Mercedes faria uma aposta menos arriscada do que no caso de Wehrlein.

Também neste caso, poderia ser uma boa notícia para Nasr. O próprio piloto revelou que teve negociações com a Williams no decorrer deste ano, antes do time decidir apostar no novato Lance Stroll e seu nome é, inclusive, cotado para a vaga de piloto de testes caso não consiga encontrar uma vaga no grid.

Alonso x Hamilton?
Um dos pilotos sob contrato que adorariam ter uma chance na Mercedes é Fernando Alonso, que se vê em fim de carreira sofrendo na McLaren e nunca escondeu a vontade de voltar a ter um carro competitivo - e medir forças novamente com Lewis Hamilton, ao lado de quem teve uma turbulenta temporada em 2007. A possibilidade do espanhol substituir Rosberg é vista como possível até pelo chefão da F-1, Bernie Ecclestone. "Eles têm novos chefes na McLaren agora. Talvez ele esteja cheio de ficar lá e eles estejam cheios dele", declarou.

No caso de Alonso deixar a McLaren, o time teria de convencer seu outro piloto sob contrato, Jenson Button, a repensar o ano sabático, mas, tendo em vista a felicidade que o piloto demonstrou por poder ter um ano livre, isso seria difícil. Já tendo um estreante a bordo, Stoffel Vandoorne, e sem opções de nomes mais experientes, é difícil imaginar que o time libere Alonso facilmente.

No caso de um dos pilotos da Red Bull ir para a Mercedes, o que parece pouco provável, a empresa respeitaria sua linha sucessória, com Carlos Sainz sendo promovido e o campeão da GP2, Pierre Gasly, assumindo seu posto. O espanhol da Toro Rosso, contudo, também poderia ser uma opção para a Mercedes caso conseguisse uma liberação que seu staff tem tentado há tempos.

Outra movimentação pouco provável do mercado seria a saída de Sebastian Vettel da Ferrari. O time italiano tem uma situação privilegiada, com pré-contratos firmados com vários pilotos do grid.

A decisão da Mercedes está longe de ser simples. Além de considerar que tipo de piloto quer para a próxima temporada e a longo prazo, o time tem questões mais práticas, como o tamanho do cockpit, que já está desenhado para o ano que vem. Um piloto de estatura muito diferente de Hamilton, por exemplo, afetaria o projeto.

Fórmula 1