Topo

Fórmula 1

Alonso vê 'trintões' se aposentarem, mas diz viver seu melhor momento

Dan Istitene/Getty Images
Imagem: Dan Istitene/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em São Paulo

07/12/2016 06h00

Ele faz parte de um grupo cada vez menor no grid da Fórmula 1: os trintões, hoje composto por apenas quatro pilotos. E é o mais experiente deles, tendo disputado 273 corridas. Mais do que isso, viu deixar a Fórmula 1 nas últimas temporadas alguns dos pilotos contra os quais disputou títulos, como Michael Schumacher, Mark Webber, Felipe Massa e Jenson Button. Mas parar não passa pela cabeça de Fernando Alonso.

Perguntado pelo UOL Esporte se sente-se ‘solitário’ vendo a saída de pilotos que fizeram parte de sua história, o espanhol disse que não. "De certa forma, você sempre sabe que vai ver novos caras chegando. Mas não me vejo pertencendo a uma geração ou a uma determinada parte do grid. Sinto que todos somos companheiros porque somos apenas 22 pilotos que correm na Fórmula 1. É como um grupo único", disse o piloto da McLaren.

"Com Felipe e Jenson, eles acharam que era a hora de tomar essa decisão [de se aposentar da Fórmula 1]. Kimi ainda é o mais velho”, faz questão de lembrar Alonso. "Não há muitos outros [com idade próxima]. Ainda assim, não tenho nenhuma sensação estranha a esse respeito. Quando estamos no carro, não pensamos em quem está debaixo do capacete do carro do lado."

O burburinho sobre a possibilidade, ainda que remota, do espanhol assumir a vaga mais desejada do grid é um indicativo de que ainda tem 'muita lenha para queimar'. Alonso é apontado como um dos possíveis substitutos do campeão Nico Rosberg na Mercedes, em especulação que acabou confirmada pelo próprio chefe da equipe Mercedes, Toto Wolff.

Nada mal para quem, aos 35 anos, divide o grid com pilotos com quase a metade de sua idade. Sensação da última temporada, Max Verstappen tem 19 anos. No próximo ano, outro jovem passa a disputar a Fórmula 1: Lance Stroll, de 18. 

Mesmo correndo com pilotos bem mais novos, Alonso não acredita que está perdendo rendimento e colocou a última temporada entre as três melhores da carreira, ao lado do ano de 2012 e de 2014.

"Eu me senti muito confiante com o carro em todo tipo de condição. Essa confiança me deu a oportunidade de pilotar no limite em várias ocasiões. Jenson [Button, seu companheiro nos últimos dois anos] é um piloto incrível e vi isso ano passado, mas neste eu consegui ficar na frente dele várias vezes. Nas classificações o placar foi de 14 a 5, ou algo do tipo, e nem participei de três classificações por problemas do motor. Então o número deveria ser ainda maior. Por isso considero que pilotei em um nível muito alto." 

Ao mesmo tempo, o espanhol reconhece que está “mais perto do fim do que do início” de sua passagem na Fórmula 1 e já declarou em algumas oportunidades que, caso não se sinta bem correndo com o carro de 2017, que deverá ser 5s por volta mais rápido dependendo da pista, não vai renovar com a McLaren.

Raikkonen, de 37 anos, também dá indicativos de que pode iniciar sua última temporada na Fórmula 1. Caso o finlandês e Alonso deixem a categoria, o piloto mais experiente passará a ser Lewis Hamilton, atualmente com 31 anos. O outro piloto que já passou dos 30 anos no atual grid é Romain Grosjean.

Fórmula 1