Topo

Fórmula 1

Mercedes pede velocidade e paciência com a imprensa a substituto de Rosberg

Rosberg ao lado de Felipe Massa durante coletiva de imprensa - AP Photo/Nelson Antoine
Rosberg ao lado de Felipe Massa durante coletiva de imprensa Imagem: AP Photo/Nelson Antoine

Do UOL, em São Paulo

07/12/2016 14h58

Um curioso anúncio da equipe Mercedes será publicado na revista inglesa Autosport nesta semana. Nele, o time tricampeão do mundo indica quais as premissas para a contratação de um piloto para a vaga do campeão Nico Rosberg, que anunciou sua aposentadoria da Fórmula 1 na semana passada.

A equipe pretende fechar um nome até o final deste mês, mas foi pega de surpresa pelo anúncio de Rosberg. Por isso, estuda as opções entre os poucos pilotos que ainda estão livres no mercado e aqueles que já têm contrato para 2017, mas teriam cláusulas que permitiriam a troca de equipe.

Entre os nomes mais cotados, estão Valtteri Bottas, atualmente da Williams, e os pilotos que fazem parte do programa de desenvolvimento, Pascal Wehrlein e Esteban Ocon, embora o chefe da Mercedes, Toto Wolff, tema que os jovens ainda não estejam prontos para correr ao lado de Lewis Hamilton. O dirigente, inclusive, não descarta o nome de Fernando Alonso, da McLaren.

No anúncio, a equipe explica que o principal atributo para o piloto é saber acelerar. Mas isso não é tudo.

“Como parte de nossa equipe que viaja às corridas, você será o responsável por operar um carro de F1 em eventos de pista, incluindo demonstrações, eventos e GPs. Você será motivado por um grande desejo de ter sucesso e o comprometimento de trabalhar em equipe. O ideal é que já tenha provado que tem habilidade para pilotar, frear e, mais importante, acelerar. A posse de uma licença para correr na F-1 será uma vantagem.”

O anúncio prossegue deixando claro que o candidato deve ser “um grande comunicador” nos seguintes aspectos: dar retorno em relação ao acerto do carro; identificar claramente qualidades e defeitos nos rivais e mostrar extrema paciência com a imprensa.

Em troca, a equipe promete “um pacote competitivo, incluindo um bônus generoso, seguro de vida, cuidados médicos particulares, carro Mercedes, academia e restaurantes nos locais de trabalho.”

Fórmula 1