Topo

Fórmula 1

Alonso "sabe se promover", mas foi companheiro dos sonhos para Button

Mark Thompson/Getty Images
Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em São Paulo

19/12/2016 06h00

Os dois anos que passou correndo ao lado de Fernando Alonso na McLaren não deixaram dúvida: para Jenson Button, o espanhol é o piloto mais consistente que já conheceu e ser seu companheiro é passar por um teste de fogo a cada final de semana de GP.

“Ele é um cara muito inteligente, então ele é bom em se promover. Mas ao mesmo tempo ele é muito talentoso. Ele é bicampeão do mundo e chegou muito perto de mais títulos em outras oportunidades e é um piloto completo”, disse Button em entrevista ao UOL Esporte.

“Ele não é apenas rápido na classificação ou na corrida. Ele é competitivo a todo momento, então sempre está por lá, seja a sua frente ou logo atrás de você. É um ótimo companheiro de equipe para se ter, porque é como se você passasse por um teste a cada final de semana. Não conseguiria pensar em um companheiro melhor.”

Depois de ter corrido por três temporadas - entre 2010 e 2012 - com Lewis Hamilton, outro que sempre está na lista dos melhores da atualidade e que tem números que o colocam entre os três maiores da história, e mais as últimas duas com Alonso, Button reconhece que o inglês é mais veloz, mas crê que o espanhol é, no geral, superior.

“Ele e Lewis são diferentes: Lewis é mais rápido em uma volta lançada, mas você não ganha um campeonato sendo rápido em uma volta lançada. Fernando foi o piloto mais consistente com que eu corri.”

Button foi amplamente superado por Alonso na última temporada, em que decidiu se despedir da Fórmula 1. Existe a possibilidade, contudo, do inglês voltar em 2018, uma vez que ainda está sob contrato na McLaren, equipe em que vai atuar ajudando os titulares no próximo ano. Um deles será o próprio Alonso e o outro, o estreante belga Stoffel Vandoorne.

Fórmula 1