Topo

Fórmula 1

Vettel fecha penúltimo dia de testes na frente, mas espanta favoritismo

Marco Vasini/AP
Imagem: Marco Vasini/AP

Do UOL, em São Paulo

09/03/2017 13h59

Com o tempo marcado ainda pela manhã, Sebastian Vettel se tornou o piloto mais rápido da pré-temporada em 2017. A marca de  1min19s024, feita no penúltimo dia de testes no Circuito da Catalunha, na Espanha, é 286 milésimos melhor que a obtida por Valtteri Bottas, da Mercedes, na quarta-feira. Lewis Hamilton, também da Mercedes, chegou a ameaçar o tempo do tetracampeão, mas não passou dos 1min19s352.

Vettel impressionou com uma série de simulações de classificação na sessão matutina, enquanto aproveitou a tarde para fazer uma simulação de corrida. Porém, chamou a atenção que o alemão tirou o pé do acelerador assim que cruzou a linha de chegada, o que pode indicar que a Ferrari tinha muito pouco combustível.

“Acho que deu para ver o que estávamos tentando fazer pela manhã, indo mais rápido do que no restante desta semana e da semana passada. Isso ficou bem claro. Estou muito contente dentro do carro, mas ainda é cedo”, declarou o alemão, que colocou a Mercedes como favorita. “Está claro que eles são rápidos. Se você observar o ritmo de corrida deles, acho que eles são o time a ser batido.

Após se aproximar do tempo de Vettel no final da manhã, com Hamilton, a Mercedes também se dedicou a simulações mais longas à tarde, com Valtteri Bottas ao volante.

O rendimento da Ferrari impressionou Hamilton, que disse acreditar que os italianos podem ser ainda mais rápidos. "Acho que eles estão blefando, eles são bem mais rápidos do que estão mostrando. Estão muito próximos de nós. É difícil dizer no momento quem é o mais rápido, mas eles estão muito perto, se não à frente. Seja como for, mal posso esperar para competir. Só faltam duas semanas!"

Assim como a grande maioria dos pilotos que andaram à tarde, Felipe Massa focou apenas em simulações de corrida: o brasileiro, que andou próximo dos melhores tempos nos últimos dois dias, rodou com o tanque mais cheio na sessão vespertina, quando substituiu o companheiro Lance Stroll, que fez o mesmo tipo de trabalho na parte da manhã.

Com o foco em saídas com mais combustível e buscando avaliar o ritmo e degradação dos pneus, várias equipes passaram das 100 voltas no penúltimo dia da preparação antes do início da temporada, em duas semanas.

Mas nem todos tiveram um dia limpo. Na McLaren, após Fernando Alonso cobrar fortemente uma reação da Honda, o time decidiu cancelar uma coletiva de imprensa do chefe Eric Boullier e do comandante da operação dos japoneses na F-1, Yusuke Hasegawa, programada para hoje. Na pista, o belga Stoffel Vandoorne deu 36 voltas pela manhã e chegou a causar uma breve bandeira vermelha ao parar no final do pitlane e ter de ser recuperado por seus mecânicos, novamente com problemas no motor. Pela tarde, o estreante andou muito pouco, indicando mais problemas para o time inglês.

Outras duas bandeiras vermelhas foram provocadas por problemas mecânicos na Toro Rosso de Daniil Kvyat, mais uma equipe que vem colecionando problemas de adaptação ao motor Renault, e na própria equipe de fábrica francesa, com Jolyon Palmer.

Os pilotos voltam à pista nesta sexta-feira para o penúltimo dia de testes da pré-temporada. O campeonato começa com o GP da Austrália, dia 26 de março, em Melbourne.

Confira os tempos desta quinta-feira em Barcelona
1 - Sebastian Vettel (ALE) - Ferrari - 1min19s024 (156 voltas)
2 - Lewis Hamilton (ING) - Mercedes - 1min19s352 (52 voltas)
3 - Esteban Ocon (FRA) - Force India - 1min20s161 (137 voltas)
4 - Daniil Kvyat (RUS) - Toro Rosso - 1min20s416 (94 voltas)
5 - Kevin Magnussen (DIN) - Haas - 1min20s504 (118 voltas)
6 - Daniel Ricciardo (AUS) - Red Bull - 1min20s824 (128 voltas)
7 - Stoffel Vandoorne (BEL) - McLaren - 1min21s348 (48 voltas)
8 - Valtteri Bottas (FIN) - Mercedes - 1min21s819 (95 voltas)
9 - Pascal Wehrlein (ALE) - Sauber - 1min22s347 (44 voltas)
10 - Jolyon Palmer (ING) - Renault - 1min22s418 (53 voltas)
11 - Marcus Ericsson (SUE) - Sauber - 1min23s330 (88 voltas)
12 - Felipe Massa (BRA) - Williams - 1min24s443 (80 voltas)
13 - Lance Stroll (CAN) - Williams - 1min24s863 (85 voltas)
 

Fórmula 1