Topo

Fórmula 1

GPs ampliam promoções para atrair público. Mas a moda não pega no Brasil

Torcida reclama de paralisação durante o GP do Brasil do ano passado - REUTERS/Paulo Whitaker
Torcida reclama de paralisação durante o GP do Brasil do ano passado Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Milão (ITA)

17/03/2017 04h00

O mundial de Fórmula 1 é um misto de provas que vêm sendo um sucesso de público, como Austrália e Inglaterra, eventos que registram totais perto de 400 mil pessoas durante os três dias de atividades de pista, e outros que encontram dificuldades em comercializar suas entradas. A estreia do GP em Baku, no Azerbaijão, por exemplo, teve um público abaixo dos 28 mil ingressos colocados à venda.

Porém, tanto os eventos mais estabilizados, quanto aqueles que ainda não se firmaram têm algo em comum: as promoções e ingressos especiais visando atrair, especialmente, famílias.

O mesmo não acontece no Brasil. Na corrida de Interlagos, a grande facilidade oferecida é o parcelamento para as compras efetuadas com antecedência. E não há sinais de que isso vá mudar. “A Interpub julga que esse sistema de venda de ingressos atende bem o interesse do público que vai a Interlagos. Ele tem funcionado ao longo dos anos”, explicou ao UOL Esporte o diretor de imprensa do GP do Brasil, Castilho de Andrade. O público total do evento, todavia, tem diminuído nos últimos anos: a prova reuniu 136 mil espectadores em 2015 e 130 mil ano passado.

Os organizadores devem divulgar em breve os preços que serão praticados em 2017. Na última temporada, a entrada inteira mais barata foi de 570 reais, na reta oposta.

Um fator que pressiona a manutenção deste tipo de política, como ocorre em outros tipos de eventos no país, é a prática da meia entrada, que corresponde por parte importante do total de ingressos vendidos.

No resto do campeonato, entretanto, as estratégias variam. Mesmo às vésperas do GP, na Austrália é possível comprar entradas familiares - para dois adultos e duas crianças ou um adulto e três crianças - pelo total de 1.010 reais para os quatro dias (em Melbourne, a pista é aberta ao público desde a quinta-feira). Também há o ingresso para adolescentes até 17 anos, que pagam 273 reais pelos quatro dias.

Os pacotes familiares são o tipo mais comum de desconto dado ao longo da temporada, mas não é o único. Na Rússia, além de pagar cerca de 10% do valor total do ingresso, os cadeirantes podem levar um acompanhante de graça. Assim, a entrada para duas pessoas não sai por mais de 150 reais para os três dias de evento.

Na Espanha, por sua vez, é possível comprar um pacote para ir à corrida com outros três amigos. Os quatro ingressos ficam em 750 reais para os três dias.

Até em Mônaco, única etapa que vende separadamente as entradas para os três dias de evento, há uma promoção interessante: torcedores de até 15 anos entram de graça na quinta-feira, quando são disputados os treinos livres no Principado. Já no Canadá, crianças entram de graça todos os dias na área fora das arquibancadas, denominada admissão geral, algo que existe na maioria dos circuitos, mas não é praticado no Brasil.

Para quem não consegue aproveitar os descontos para ingressos-família, a melhor opção é comprar com antecedência. Na Itália, onde a corrida será realizada no início de setembro, ainda é possível comprar ingressos cerca de 90 reais mais baratos para a reta principal, por exemplo, por pouco menos de 600 reais para os três dias.

A temporada de 2017 da Fórmula 1 começa com o GP da Austrália, dia 26 de março, em Melbourne.

Fórmula 1