Topo

Fórmula 1

Primeira curva apertada e briga entre Mercedes e Ferrari: como será o GP

Mark Thompson/Getty Images
Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Melbourne (AUS)

25/03/2017 07h40

A primeira corrida do ano com o novo regulamento pode ter um velho conhecido, Lewis Hamilton, na pole position, mas traz consigo várias incógnitas e muita expectativa. Afinal, a Ferrari, com Sebastian Vettel, se classificou a menos de três décimos da Mercedes do inglês e representa uma ameaça real em termos de ritmo de corrida.

“Cheguei aqui preocupado porque eu sabia que realmente não conseguiria fazer o tempo que eles fizeram nos testes. Mas sabia que minha equipe trabalharia duro para que melhorássemos”, disse Hamilton, ouvido pelo UOL Esporte em Melbourne. “Espero que sejamos mais rápidos que a Ferrari, mas a verdade é que eles mostraram estar próximos e acho que vai ser uma corrida muito emocionante para os fãs, o que é importante.”

Vettel, por sua vez, se disse confiante com as largadas que treinou durante o final de semana e apostou também na estratégia para tentar bater o tricampeão. “Os pneus estão durando mais do que ano passado, mas é a primeira corrida com essas regras e em Melbourne costumam acontecer Safety Cars e coisas do tipo, então nunca se sabe”, afirmou ao UOL Esporte.

Terceiro colocado no grid, Valtteri Bottas chegou a andar muito próximo de Hamilton, mas reconheceu não ter feito uma boa volta no final. “É algo que eu tenho que trabalhar para o GP da China [segunda etapa do campeonato], mas meu foco agora é na corrida. A largada será complicada porque os carros são mais largos e a primeira curva vai ficar mais apertada, mas estou confiante no nosso sistema, que tem sido muito confiável.”

A segunda fila do grid será toda finlandesa, com Kimi Raikkonen, da Ferrari, no quarto lugar.

Ricciardo promete reação
Quinto no grid, Verstappen deve ter uma corrida solitária, uma vez que seu companheiro, Daniel Ricciardo, cometeu um erro e bateu na classificação, ficando com a 10ª colocação no grid. Isso deu a chance da surpresa Romain Grosjean ficar em sexto, superando inclusive Felipe Massa, que fora o piloto mais próximo das Red Bull no restante da sessão.

“A volta do Grosjean me surpreendeu, mas aqui é uma corrida em que acontece um pouco de tudo, com oportunidades na largada e em Safety Cars e estou pronto para a batalha”, disse o brasileiro.

O francês, contudo, se mostrou confiante de não ter apenas feito uma grande volta na classificação. Perguntado pelo UOL Esporte sobre seu ritmo frente à Williams, Grosjean afirmou que “podemos ficar na frente deles.”

Os dois, assim como a dupla da Toro Rosso, entretanto, terão em Ricciardo um grande rival. “Eu sei que eu economizei um jogo de pneus ultramacios na segunda parte da classificação e tem gente na minha frente que não economizou”, disse o australiano. “Isso pode ser importante para a minha corrida, principalmente se houver um Safety Car no final. Ainda nos vejo como a terceira equipe, então minha meta é ficar em quinto ou sexto e ver o que dá para fazer daí em diante.”

A corrida tem largada às 2h da madrugada de domingo pelo horário de Brasília.

Fórmula 1