Topo

Fórmula 1

Todt admite problema com ultrapassagens da F1, mas diz: "É o preço a pagar"

Sergio Lima/Folhapress
Imagem: Sergio Lima/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

28/03/2017 12h49

As críticas sobre a primeira corrida da temporada da Fórmula 1 parecem não ter incomodado Jean Todt, presidente da FIA (Federação Internacional do Automóvel). O mandatário admitiu que as faltas de ultrapassagens são um problema, mas lembra que isso não vem de hoje.

“Ultrapassagens sempre são um problema em corridas a motor”, afirmou em declaração publicada pelo “Motorsport”. “Lembro-me de corridas de 20 ou 30 anos atrás, quando os carros com pneus novos eram três ou quatro segundos mais rápidos não conseguiam passar carros com pneus velhos, porque ultrapassagem era difícil”.

Com a mudança dos motores e do tamanho dos pneus, os carros da Fórmula 1 ficaram mais rápidos e mais largos, o que pode explicar o problema com ultrapassagens, de acordo com Todt. “Talvez as novas regras farão as ultrapassagens mais difíceis, mas talvez seja o preço a pagar para ter carros mais largos com mais aerodinâmicas”.

Mesmo admitindo o problema, Todt afirma que a categoria busca maneiras de facilitar as ultrapassagens. Um dos exemplos citados pelo dirigente é a abertura de asa (DRS), que deixa o carro de trás mais rápido que o da frente.

“Claramente podemos ver que ultrapassagens serão mais difíceis esse ano. Mas estamos tentando encontrar maneiras de deixar a ultrapassagem mais fácil, com DRS e outras tecnologias”, continuou. 

Todt, inclusive, admite a possibilidade de aumentar as zonas de DRS nos circuitos posteriores ao GP da China.

O próximo compromisso da Fórmula 1 será no dia 9 de abril, no GP da China. A primeira etapa da temporada teve Sebastian Vettel como vencedor, com Lewis Hamilton em segundo e Valtteri Bottas em terceiro.

Fórmula 1