Topo

Fórmula 1

Dirigentes desistem de mudar dia de GP devido ao mau tempo na China

Clive Mason/Getty Images
Imagem: Clive Mason/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Xangai (China)

07/04/2017 07h29

O mau tempo em Xangai chegou a fazer a Fórmula 1 repensar a programação do final de semana, depois das duas sessões de treinos livres desta sexta-feira terem sido seriamente comprometidas pela neblina que tomou conta do circuito por todo o dia, impedindo que o helicóptero médico chegasse ao hospital designado para o atendimento de possíveis feridos.

Após uma reunião de emergência convocada na tarde desta sexta-feira no circuito chinês, contudo, a decisão foi de manter o cronograma, mesmo com o sério risco de que não seja possível realizar a corrida no domingo.

O UOL Esporte apurou que p problema da neblina é que, sem que haja teto de voo, a segunda opção seria garantir que o transporte pudesse ser feito por terra. Há dois hospitais ao redor do Circuito de Xangai, um a 5km de distância, mas sem um heliporto, e outro a 38km, melhor equipado e que serve como referência principal. Para que o primeiro hospital pudesse ser usado, seria necessário garantir junto às autoridades locais o fechamento de parte da estrada, o que não foi conseguido e não é visto como possibilidade para os próximos dias.

Com isso, das 3h previstas de treinos livres nesta sexta-feira, os pilotos tiveram bandeira verde por apenas 21 minutos. Como é esperado que as condições climáticas estejam ainda piores no domingo, houve uma reunião para estudar a realização da classificação e da corrida no sábado. Porém, os dirigentes decidiram manter a programação original.

Caso não haja condições de haver uma corrida no domingo, o regulamento prevê a possibilidade de realizar a prova na segunda-feira. Porém, como a próxima etapa, no Bahrein, será já no próximo final de semana, isso seria inviável do ponto de vista logístico.

Com a decisão, os pilotos voltam à pista para a terceira sessão de treinos livres a partir de 1h da madrugada de sábado, pelo horário de Brasília, algumas horas antes da classificação, que começa às 4h. A corrida está marcada para as 3h do domingo.

Fórmula 1