Topo

Fórmula 1

"Parecia que estava guiando no gelo", revela Massa chegar em 14º na China

REUTERS/Aly Song
Imagem: REUTERS/Aly Song

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Xangai (China)

09/04/2017 06h35

Felipe Massa teve um péssimo desempenho no GP da China e terminou em 14º depois de largar na sexta colocação. Problemas de aderência com os pneus em uma prova disputada sob baixas temperaturas - cerca de 15ºC - e os trechos ainda molhados pela chuva que caiu horas antes do início da corrida não casaram bem com o carro da Williams.

O brasileiro foi da sexta colocação no grid para 11º após apenas duas voltas e, dali em diante, não conseguiu se recuperar. Ao UOL Esporte, Massa relatou que sofreu com os pneus por toda a prova e a Williams chegou a fazer uma aposta na estratégia que acabou não dando certo.

"Hoje aconteceu de tudo, começando pela largada, quando eu não tinha nenhuma aderência. Depois, quando a corrida realmente começou, depois do Safety Car e com todo mundo de pneu slick [devido a batida de Antonio Giovinazzi, da Sauber], parecia que eu estava guiando no gelo, não tinha aderência nenhuma e muitos carros que esperaram um pouco mais para trocar os pneus tinham um ritmo melhor e eu perdi muitas posições, indo parar em 14º."

Com o início desastroso da corrida, a Williams optou por arriscar na estratégia, mas o resultado não foi o esperado. "O melhor seria ficar com o pneu macio o máximo possível e depois colocar o supermacio no final. Mas resolvemos arriscar e antecipamos a parada para ver seu eu conseguia ultrapassar alguns carros. Eu consegui, cheguei ao 10º lugar, até que começaram a acabar meus pneus dianteiros e tive de parar de novo. Foi uma corrida frustrante."

Perguntado se a queda de desempenho teve a ver com as baixas temperaturas, Massa afirmou que a Williams precisa avaliar os motivos. "Não sei dizer, acho que é algo que temos de entender antes da próxima corrida na chuva, mas também temos de focar na próxima, no Bahrein, onde é quase certeza que não chove e esperamos ter um resultado muito melhor lá."

Durante a prova chinesa, vencida por Lewis Hamilton, Massa não teve como comparar seu rendimento com o outro carro da Williams, uma vez que Lance Stroll bateu ainda no início da corrida. O GP do Bahrein será realizado já no próximo final de semana.

Fórmula 1