Topo

Fórmula 1

Alonso quer "tríplice coroa" do automobilismo e não planeja deixar F-1

McLaren Honda Andretti/Divulgação
Imagem: McLaren Honda Andretti/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

23/04/2017 13h27

Se tornar o piloto mais completo do mundo. Este é o objetivo de Fernando Alonso ao competir nas 500 Milhas de Indianápolis. Neste domingo (23), em sua primeira entrevista após o anúncio de que competiria na icônica prova da Fórmula Indy, o piloto espanhol expressou o desejo de ter no currículo esta vitória e chamou o circuito de “o maior nome do mundo”.

“Quatro ou cinco anos atrás eu passei a pensar como crescer como um piloto, me tornar um piloto mais completo. Para fazer isso você precisa vencer as corridas mais prestigiadas no mundo. Como alcançar isso, é Fórmula 1, as 500 milhas de Indianápolis e as 24h de Le Mans”, afirmou.

Alonso disse que pensava que não seria possível disputar a prova na Indy até a aposentadoria da Fórmula 1 e comemorou a oportunidade.

“Fazer isso acontecer agora, neste ano, me deixa muito orgulhoso do meu time e feliz porque será minha primeira tentativa. Vencer seria algo muito grande”, declarou o espanhol.

Acompanhado de dirigentes da Indy, da McLaren e da Andretti, equipe que ele defenderá na corrida, Alonso disse que sua meta é ganhar esta corrida especificamente. O piloto expressou o desejo de continuar na Fórmula 1 e negou a possibilidade de uma troca pela Indy.

“O objetivo é mais a tríplice coroa do que ir para a Indy. Tomo esse como único objetivo. Espero que possa ser competitivo e consegui-la um dia. Mas não planejo competir na Indy. Me sinto bem na Fórmula 1”, explicou.

Para atingir seu objetivo, Alonso terá um calendário cheio com idas e vindas da Europa para os Estados Unidos no final de abril e durante o mês de maio inteiro. O espanhol falou que irá alternar seus compromissos nos próximos GPs da Fórmula 1 com semanas de preparação para as 500 Milhas, que será realizada no dia 28 de maio.

Uma das pessoas que ajudarão ao espanhol será o brasileiro Gil de Ferran. Ex-piloto, ele foi escolhido por Alonso e pela McLaren para ajudar na transição entre as diferentes categorias. "Precisamos ser competitivos, correr na frente. Temos boa preparação, trouxemos Gil de Ferran para ajudar Fernando em Indianápolis", revelou Zak Brown, diretor da escuderia da Fórmula 1. Alonso também comentou sobre os ensinamentos que receberá do brasileiro.

"Vamos ver se eu consigo aprender o mais rápido possível. As estratégias vão ser diferentes também. Estou com o melhor time para esse tipo de lições que eu preciso aprender. Também tenho o técnico Gil de Ferran, que eu tenho certeza que me vai ser muito útil nessas coisas novas que eu preciso aprender. Estaremos preparados", garantiu.

Zak Brown também demonstrou o que tem o interesse em ver a McLaren/Honda competindo todo ano nas 500 Milhas de Indianápolis e que uma junção de fatores permitiu que 2017 fosse o ano para esse plano se materializar: "Originalmente isso era uma ideia que eu achava que poderíamos buscar em 2018. Dadas as circunstâncias em como estamos correndo na Fórmula 1 e o desejo nosso, da Honda e do Fernando de vencer juntos, criou uma janela bem pequena de oportunidades que nós pulamos".

Fórmula 1