Topo

Fórmula 1

Fórmula 1 começa uma nova temporada neste fim de semana, diz Lauda

Sebastian Vettel, da Ferrari, joga champanhe em Lewis Hamilton, da Mercedes, após o GP da China - REUTERS/Aly Song
Sebastian Vettel, da Ferrari, joga champanhe em Lewis Hamilton, da Mercedes, após o GP da China
Imagem: REUTERS/Aly Song

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Londres (ING)

08/05/2017 06h42

A Fórmula 1 disputa a quinta etapa da temporada neste final de semana, na Espanha, mas, para o presidente não-executivo da Mercedes Niki Lauda, é como se o campeonato começasse agora. Afinal, todas as equipes vão levar melhorias a seus carros para o Circuito da Catalunha e o austríaco acredita que isso pode mudar a cada da disputa, especialmente entre seu time e a Ferrari.

Até aqui, os rivais têm mostrado um desempenho bastante igualado: a Mercedes lidera o campeonato de construtores por um ponto e Sebastian Vettel, da Ferrari, tem 13 pontos de vantagem para Lewis Hamilton, da Mercedes, entre os pilotos.

Para Barcelona, enquanto a Ferrari foca em melhorar a parte aerodinâmica do carro, a Mercedes precisa diminuir o peso de seu equipamento, o que estaria causando problemas de equilíbrio.

“É muito simples, todos terão novidades. A temporada vai começar de novo e ainda não sabemos que terá o melhor desenvolvimento. Mas veremos isso em Barcelona.”

Outra questão para a Mercedes ficou mais forte no último GP, na Rússia, quando Valtteri Bottas venceu pela primeira vez na carreira e se colocou a dez pontos de Hamilton no campeonato. Uma potencial briga interna entre seus pilotos poderia complicar a vida da equipe alemã na luta com a Ferrari.

Quando perguntado, em Sochi, se Bottas já poderia ser colocado como candidato ao título, Lauda disse que era impossível saber. “Foi apenas uma corrida, ele venceu sua primeira prova, então é esperar para ver. Não é o tipo de coisa que você pode forçar. Bottas foi mais rápido na Rùssia, mas Lewis é um grande talento, um campeão e talvez nas próximas três provas ele esteja na frente.”

As atividades para o GP da Espanha começam com os treinos livres na sexta-feira, em duas sessões a partir das 5h e das 9h pelo horário de Brasília. A última chance antes das equipes melhorarem os carros antes da classificação, que começa às 9h do sábado, é no terceiro treino livre, realizado algumas horas antes, às 6h. E a largada será dada às 9h do domingo.

Fórmula 1