Topo

Fórmula 1

Teve jogo de equipe? Vitória de Vettel gera polêmica em Mônaco

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Mônaco (MON)

28/05/2017 13h56

A Ferrari conquistou sua primeira dobradinha desde o GP da Alemanha de 2010, quando Felipe Massa abriu para Fernando Alonso vencer. E, assim como naquela prova, a corrida acabou com muita polêmica depois que Kimi Raikkonen saiu na pole, mas Sebastian Vettel contou com uma estratégia melhor e venceu a prova. Teria a Ferrari interferido no resultado para garantir que o líder do campeonato conseguisse maximizar sua pontuação?

Vettel defende que não. O alemão afirmou que o procedimento da Ferrari, de chamar o então líder Raikkonen para os boxes primeiro, seria o normal a fazer em qualquer equipe. E que o fato dele ter conseguido adotar um ritmo mais forte e voltar à frente do companheiro após sua parada surpreendeu até ele próprio.

“Não acho que vocês têm de criar uma grande história. Acho que é normal que ele esteja chateado porque está aqui para vencer. Ele está aqui há algum tempo e ainda está forçando bastante. Quando me perguntaram no começo do ano sobre a diferença entre nós, eu disse que o duelo estava apertado e ele realmente esteve muito próximo de mim na Rússia e na Espanha. Então não é uma surpresa para mim”, afirmou o piloto, ouvido pelo UOL Esporte em Mônaco.

“E é normal sair chateado se você tem a chance de vencer e não consegue. E é normal também que o piloto que está na frente tenha a prioridade de parar primeiro. Eu sabia que era minha chance de vencer e forcei muito o ritmo - até me surpreendi por ter sido tão rápido e saído na frente.”

Sempre econômico nas palavras, Raikkonen, que não ficou mas de cinco minutos na área de entrevistas, não escondeu a decepção. “Claro que é um bom resultado se olhar as corridas anteriores, neste final de semana eu esperava um pouco mais.”

O resultado acabou sendo importante para Vettel no campeonato: como Hamilton foi apenas o sétimo colocado depois de uma classificação ruim, o alemão ampliou sua folga na liderança de seis para 25 pontos.

Fórmula 1