Topo

Fórmula 1

Alonso se diz um piloto melhor após 500 Milhas. E dá recado para a McLaren

Fernando Alonso volta à Fórmula 1 após deixar de disputar o GP de Mônaco para correr na Indy - Brian Spurlock/USA TODAY Sports
Fernando Alonso volta à Fórmula 1 após deixar de disputar o GP de Mônaco para correr na Indy Imagem: Brian Spurlock/USA TODAY Sports

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Montreal (Canadá)

08/06/2017 14h39

Nem a quebra no motor a 20 voltas para o final das 500 Milhas de Indianápolis tirou o sorriso do rosto de Fernando Alonso. Feliz com a experiência de ter tido um bom desempenho na Indy e ter, como admitiu nesta quinta-feira no Canadá, "voltado a se sentir competitivo", o espanhol disse que está de volta neste final de semana à Fórmula 1 como um piloto melhor.

"As 500 Milhas fizeram com que eu me tornasse um piloto melhor. Você entra em um círculo vicioso ao andar sempre no mesmo tipo de carro e nos mesmos circuitos. Você se torna mais ou menos o mesmo piloto. É claro que vai desenvolvendo pequenas habilidades, mas não tem grandes lições. Isso é o mais importante".

Perguntado pelo UOL Esporte se sentiu falta de algum aspecto da Fórmula 1 enquanto esteve nos Estados Unidos, o piloto da McLaren, que faz em Montreal a sétima etapa da temporada, disse que sim. Pelo menos até ver seu substituto, Jenson Button, ter de largar dos boxes devido a uma troca de motor.

"Claro que você sente falta de algumas coisas porque você pertence a este lugar, pois já estou correndo aqui há muitos anos. Mas é claro que quando eu vi meu carro largando no pitlane… não senti mais falta de nada. Largar em Mônaco do pitlane faz com que a corrida seja muito frustrante, com o tráfego, então fiquei contente em estar tendo a experiência na Indy".

Decisão sobre futuro em setembro

Alonso afirmou logo após a corrida de Indianápolis que pretende voltar à prova ano que vem - uma chance que o piloto teria dificuldade em ter com qualquer equipe da Fórmula 1 a não ser a atual, McLaren, que tem em seu chefe Zak Brown um homem de marketing com projetos fora da categoria. Mas ainda assim o piloto deixou claro que isso não é garantia de renovação para seu contrato, que acaba ao final de 2017.

"Temos de vencer. Se estivermos vencendo antes de setembro ou algo do tipo quando tomar minha decisão, eu fico".

Questionado se isso significaria que estaria de estaria de saída, uma vez que a McLaren nem sequer marcou pontos até agora na temporada, o espanhol disse que ainda é cedo para decidir.

"Não dá para ter 100% de certeza em junho a respeito de uma decisão para o ano seguinte, então nem comecei a considerar o que fazer. O que todos queremos é vencer. Zak quer vencer e quer colocar a McLaren em condições de lutar pelo título. Eu quero o mesmo. Vim para esta equipe porque quero ser campeão do mundo e não estamos nesta posição. Se você não vir as coisas mudando, talvez você muda de projeto? É a única coisa que posso dizer agora".

Desde o início do ano, Alonso vem dizendo que só tomará uma decisão sobre seu futuro em setembro. O espanhol aguarda os próximos movimentos do mercado em um ano no qual vários contratos estão se encerrando, incluindo os de Valtteri Bottas e da dupla da Ferrari.

Fórmula 1