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Fórmula 1

Canadá tem paddock mais atrasado da F-1. Mas pilotos pedem reforma "light"

Montreal é palco do GP do Canadá de F1. Imagem da corrida de 2015 - Mathias Kniepeiss/Getty Images
Montreal é palco do GP do Canadá de F1. Imagem da corrida de 2015 Imagem: Mathias Kniepeiss/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Montreal (Canadá)

09/06/2017 04h00

Tendas provisórias, pouco espaço para os escritórios das equipes e salas de imprensa para jornalistas e fotógrafos, e um prédio velho para a direção de prova e as garagens. Especialmente após a reforma em Interlagos, o paddock do GP do Canadá se tornou o mais precário do calendário da Fórmula 1. Mas isso tem data para acabar: uma extensa reforma, que começará após a etapa deste ano e só será entregue em 2019, promete mudar a cara do circuito Gilles Villeneuve. Mas mesmo com uma estrutura que deve muito a provas como Abu Dhabi ou Bahrein, os pilotos têm um pedido: que o charme da prova em Montreal siga intacta.

“Mas vai continuar sendo aqui, certo?”, pergunta um Daniel Ricciardo preocupado quando o UOL Esporte pergunta sobre a reforma. “Porque eu gosto de ficar perto da água, gosto desse lugar. É claro que os escritórios são pequenos, então se eles puderem aumentar e diminuir o calor dentro seria legal. Mas gosto desse clima, no meio do parque, então espero que continue igual. Nunca nadei no lago, mas parece legal!”, brincou.

O temor é o mesmo de Sergio Perez. “Não sei o quanto eles vão mudar, mas é um paddock especial. E entrada, passando por cima do rio, é bem legal. É verdade que a sensação é que ele é um pouco pequeno e é sempre bom ter um paddock diferente.”

Quem também não tem problema algum com o acanhado paddock canadense é Felipe Massa. Para o brasileiro, o que importa é a pista e o público, que é bastante apaixonado e se envolve bastante com a corrida em Montreal.

“Se tiver um lugar novo e mais bacana não vou sentir falta. Mas o que mais importa é o lugar, o público, a pista e a cidade. No paddock a gente só fica sentado, mas é sempre melhor ter um lugar novo para se trabalhar, ainda que não tenha nenhum problema com a estrutura aqui. Lógico que são casinhas antigas, mas é a mesma situação de Interlagos: sofremos muito com o paddock lá no paddock, mas sempre foi um lugar incrível como pista e clima para a prova.”

Estima-se que a reforma custe em torno de 80 milhões de reais. De acordo com o promotor, Francois Dumontier, a assinatura de um acordo de longo prazo - a renovação do acordo para a realização do GP foi fechada ano passado e vai até 2024. “Isso nos dá tempo para planejar e trabalhar nas melhorias que faremos na estrutura. O trabalho vai começar já para 2018 e as novas garagens serão entregues em 2019. Será um prédio completamente diferente.”

A reforma do paddock foi a principal condição para a renovação do contrato, acertada ainda nos dias de Bernie Ecclestone no poder.

Neste final de semana, o circuito Gilles Villeneuve sedia a sétima etapa do campeonato, no 50º aniversário do GP do Canadá.

Confira os horários do GP do Canadá

Sexta-feira, 09 de Junho de 2017
Treino Livre 1   11:00 – 12:30
Treino Livre 2   15:00 – 16:30

Sábado, 10 de Junho de 2017
Treino Livre 3   11:00 – 12:00
Classificação – 14:00 – 15:00

Domingo, 11 de Junho de 2017
Corrida – 15:00

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