Topo

Fórmula 1

Em "ótimo dia", Massa fecha em sexto e elogia desempenho da Williams

Felipe Massa foi o sexto colocado no primeiro dia no Canadá - REUTERS/Maxim Shemetov
Felipe Massa foi o sexto colocado no primeiro dia no Canadá Imagem: REUTERS/Maxim Shemetov

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Montreal (CAN)

09/06/2017 17h12

O primeiro dia de treinos livres para o GP do Canadá comprovou a teoria de que a Williams tem tudo para ter um bom desempenho neste final de semana. Pelo menos do lado de Felipe Massa, que fechou a sexta-feira em sexto lugar. Já seu companheiro Lance Stroll, andando pela primeira vez em casa, foi apenas o 17º.

“É muito cedo ainda, só fizemos os primeiros treinos”, disse Massa ao UOL Esporte. “Claro que é uma pista melhor para a gente. Foi um ótimo dia, sem dúvida, em que o carro se mostrou competitivo e constante, mas é sexta-feira. Vamos esperar amanhã e especialmente domingo para comprovarmos se podemos chegar na frente destas outras equipes com as quais a gente luta.”

O brasileiro se refere especialmente à Force India, outra equipe que acredita que poderá se dar bem em um circuito no qual a pressão aerodinâmica gerada pelos carros faz menos diferença, devido a uma configuração mais focada na velocidade nas retas.

Perguntado pelo UOL Esporte sobre a dificuldade em aquecer os pneus para a volta de classificação, uma vez que quase todos os pilotos precisaram de mais de uma volta de preparação para suas simulações, Massa se mostrou satisfeito com o comportamento da Williams nesse sentido.

“É um problema para todos. Você tem de tentar entender o aquecimento do pneu, mas acho que o carro teve um comportamento positivo nesta sexta-feira em relação a isso.”

O piloto fez a simulação de corrida com o pneu ultramacio e chegou perto das 30 voltas, indicando que, no domingo, os pilotos conseguirão completar o GP com apenas uma parada nos boxes.

“Aqui tem tudo para ser uma corrida de apenas uma parada, então temos de tentar fazer o maior número de voltas com o ultramacio e ele se mostrou um pneu bem constante.”

Os pilotos voltam à pista a partir das 11h do sábado pelo horário de Brasília para a terceira sessão de treinos livres. A classificação será logo depois, a partir das 14h. Kimi Raikkonen foi o mais rápido na sexta-feira, à frente de Lewis Hamilton e do líder do campeonato, Sebastian Vettel.

Fórmula 1