Topo

Fórmula 1

Hamilton lidera de ponta a ponta e vence no Canadá; Massa bate na 1ª volta

Lewis Hamilton teve um bom desempenho no GP do Canadá, em Montreal - REUTERS/Chris Wattie
Lewis Hamilton teve um bom desempenho no GP do Canadá, em Montreal Imagem: REUTERS/Chris Wattie

Do UOL, em São Paulo

11/06/2017 16h36Atualizada em 11/06/2017 20h00

O britânico Lewis Hamilton sobrou no Grande Prêmio do Canadá, na tarde deste domingo (11). Pole position, o piloto da Mercedes liderou de ponta a ponta e subiu na posição mais alta do pódio. Foi a terceira vitória do atleta na temporada. 

A Mercedes, aliás, fez dobradinha em Montreal: o finlandês Valteri Bottas foi o segundo. Daniel Ricciardo, australiano da Red Bull, ficou em terceiro.

"Cada ano que eu volto aqui a torcida cresce, a energia é mais forte. Agradeço muito à torcida. Tive aqui minha primeira pole, minha primeira vitória há 10 anos. É um lugar especial", vibrou Hamilton no pódio, após receber o troféu e beber champagne com Patrick Stewart, ator que interpretou o Professor Xavier, de X-Men, nos cinemas. 

Hamilton, além de ter feito um "domingo perfeito", contou com um pouquinho de sorte. Seu principal rival na temporada, o alemão Sebastian Vettel, que largou em segundo, foi vítima de acidente logo na primeira curva. O holandês Max Verstappen, da Red Bull, tentou ultrapassá-lo logo na primeira curva e danificou o bico da Ferrari de Vettel, que foi obrigado a fazer uma parada não programada nos boxes e caiu para a 18ª posição.

Vettel terminou apenas em quarto. Além do acidente, amargou também erro de estratégia: para tentar recuperação, no mesmo pit stop em que trocou a asa danificada, a equipe apostou em pneus supermacios, devido ao bom rendimento deles nos treinos. Neste domingo, no entanto, a pista estava mais quente e foram os pneus macios que renderam melhor. A tática não funcionou e deixou o líder do campeonato fora do pódio.  

Vettel teve problemas durante o GP do Canadá - Ryan Remiorz/The Canadian Press/AP - Ryan Remiorz/The Canadian Press/AP
Vettel teve problemas durante o GP do Canadá
Imagem: Ryan Remiorz/The Canadian Press/AP

Massa bate na primeira volta e deixa corrida

O brasileiro Felipe Massa também sofreu acidente na primeira volta, ocorrido nas curvas três e quatro. O piloto da Williams, que havia realizado bom treino classficatório no último sábado e largou da sétima posição no Canadá, foi atingido pelo espanhol Carlos Sainz, da Toro Rosso, e teve de deixar a prova. 

Massa - Reprodução/Sportv - Reprodução/Sportv
Imagem: Reprodução/Sportv

Sainz tentou ultrapassar Romain Grosjean, da Haas, mas não conseguiu e colidiu com o francês - na sequência, com o carro desgovernado e em alta velocidade, atingiu o brasileiro. Devido à batida, ambos deixaram a pista. Foi o primeiro abandono de Massa na temporada e o segundo de Sainz. 

"Não tinha a menor ideia do que estava acontecendo. De repente um carro me pegou em uma velocidade imensa como se alguém tivesse perdido o freio. Conversei com Sainz e ele disse que alguém bateu nele e ele já estava de lado. Mais uma que aconteceu. Falta de sorte. O carro estava muito bem, constante, rápido, preciso", disse em entrevista ao "SporTV".

Por causa do acidente, Carlos Sainz foi punido e perderá três posições no grid da próxima corrida, no dia 25 de junho, em Baku, no Azarbaijão.

A maldição de Massa no Canadá

O piloto brasileiro não ir bem no GP Canadá, não é exatamente novidade. Massa costuma ter azar na pista de Montreal. 

Pela Sauber, em 2004, bateu e deixou a corrida. Em 2007 , já na Ferrari, foi desclassificado por ter saído do box com luz vermelha. Em 2010, também na escuderia italiana, recebeu uma punição e foi o 15º. Em 2012, de novo pela Ferrari, rodou na primeira volta e terminou em 10º. Em 2014, pela Williams, brigava pelo pódio quando bateu na última volta.

Massa jamais pegou pódio nesta etapa da F1. Seu melhor resultado foi pela Sauber, em 2005, quando atingiu o quarto lugar. 

Embolou! Hamilton diminui diferença para o líder Vettel

Classificação F1 - Reprodução  - Reprodução
Imagem: Reprodução

Lewis Hamilton teve fim de semana favorável em Montreal, no Canadá. Ele ainda é vice-líder do campeonato, atrás de Sebastian Vettel, mas cortou a diferença de 25 pontos para apenas 12. Com a vitória, o britânico pulou para 129 pontos e Vettel, quarto colocado neste domingo, foi a 141. A próxima corrida da temporada na Fórmula 1 será no Azerbaijão, em Baku, no dia 25 de junho. 

Alonso não pontua outra vez, mas vai para a galera

Fernando Alonso bateu nas últimas voltas do GP do Canadá - Clive Mason/Getty Images - Clive Mason/Getty Images
Fernando Alonso bateu nas últimas voltas do GP do Canadá
Imagem: Clive Mason/Getty Images

Fernando Alonso parecia que iria pontuar pela primeira vez na temporada, mas nas últimas voltas teve problema com o motor. Ao abandonar a prova, o piloto espanhol não teve dúvida: correu para a galera. Teve gente na arquibancada que nem viu o final da corrida para abraçar o ídolo da Fórmula 1, bicampeão do mundo. A McLaren não está bem em 2017. Companheiro de Alonso, o belga Stoffel Vandoorne também está zerado na tabela. 

Stroll pontua pela primeira vez e Kvyat tem corrida trágica

A tarde deste domingo marcou duas situações diferentes para Lance Stroll, canadense de 18 anos, e Daniil Kavyat, russo de 23. O primeiro, piloto da Williams, pontuou pela primeira vez na carreira. O segundo, da Toro Rosso, sofreu com trapalhada da direção da prova, que lhe aplicou punição errada, e da equipe, que se enrolou durante troca de pneus. No fim, acabou abandonando a prova.

Confira o resultado final do GP do Canadá

1) Lewis Hamilton (GBR/Mercedes) – 70 voltas – 1h33min05s154
2) Valtteri Bottas (FIN/Mercedes) – a 19s783
3) Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull) – a 35s297
4) Sebastian Vettel (ALE/Ferrari) – a 35s907
5) Sergio Perez (MEX/Force India) – a 40s476
6) Esteban Ocon (FRA/Force India) – a 40s716
7) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) – a 58s632
8) Niko Hulkenberg (ALE/Renault) – a 60s374
9) Lance Stroll (CAN/Williams) – a 1 volta
10) Romain Grosjean (FRA/Haas) – a 1 volta
11) Jolyon Palmer (GBR/Renault) – a 1 volta
12) Kevin Magnussen (DIN/Haas) – a 1 volta
13) Marcus Ericsson (SUÉ/Sauber) – a 1 volta
14) Stoffel Vandoorne (BEL/McLaren) – a 1 volta
15) Pascal Werhlein (ALE/Sauber) – a 2 voltas
16) Fernando Alonso (ESP/McLaren) - Quebra de motor
17) Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso) – Quebra 
18) Max Verstappen (HOL/Red Bull) – Quebra
19) Felipe Massa (BRA/Williams) – Acidente
20) Carlos Sainz Jr. (ESP/Toro Rosso) - Acidente

Fórmula 1