Topo

Fórmula 1

Mercedes reage e Bottas lidera último treino livre no Azerbaijão

Valtteri Bottas, da Mercedes, nos treinos do GP do Azerbaijão - Mark Thompson/Getty Images
Valtteri Bottas, da Mercedes, nos treinos do GP do Azerbaijão Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Baku (Azerbaijão)

24/06/2017 07h59

Depois de sofrer muito com a falta de aquecimento dos pneus na sexta-feira, a Mercedes demonstrou reação no último treino livre antes da classificação para o GP do Azerbaijão e Valtteri Bottas foi o mais rápido naquela que e a última sessão antes do treino classificatório, que começa às 10h da manhã. Seu companheiro, Lewis Hamilton, que foi apenas o décimo nos primeiros treinos e reclamou muito dos pneus, também melhorou de desempenho e ficou com o terceiro lugar. Kimi Raikkonen, da Ferrari, foi o segundo.

Enquanto isso, o líder do campeonato, Sebastian Vettel, pouco andou na terceira sessão, com problemas em sua Ferrari. A equipe suspeita de uma falha hidráulica. O alemão foi apenas o décimo.

Quem fez um bom treino foi Felipe Massa. O brasileiro estava contente com o desempenho da Williams na sexta-feira, e afirmara que o 11º lugar dos primeiros treinos livres foi apenas reflexo da falta de uma volta limpa com pneus novos. Conseguindo fazer sua simulação de classificação neste sabado, o piloto ficou com a sétima colocação. A Williams deve rivalizar com a Force India neste final de semana: Esteban Ocon foi o quinto colocado e Sergio Perez, o nono.

Depois de liderar os primeiros treinos livres, a Red Bull ficou um pouco para trás, com Daniel Ricciardo em quarto e Max Verstappen em sexto. O holandês ficou parado na pista com cinco minutos para o final, indicando que o carro simplesmente parou. Antes disso, trocou mensagens com o engenheiro a respeito de problemas de potência no motor, o que também, a exemplo de Vettel, pode indicar problemas no sistema hidráulico.

Nesta terceira sessão de treinos livres, os pilotos tiveram menos dificuldade de se manterem na pista do que nas primeiras sessões, muito em função de uma modificação feita na zebra da curva 8, que foi afastada e perdeu parte de sua inclinação. Os pilotos reclamaram na sexta-feira que estavam sendo lançados para o muro quando tocavam a parte interna da zebra.

Fórmula 1