Topo

Fórmula 1

Pilotos celebram F-1 mais próxima dos fãs. E estranham reação de Hamilton

Pascal Wehrlein com a Sauber participa de evento da F-1 em Londres - Clive Mason/Getty Images
Pascal Wehrlein com a Sauber participa de evento da F-1 em Londres Imagem: Clive Mason/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Silverstone (ING)

13/07/2017 13h20

Um evento testado e aprovado e que deveria ser repetido. E o estranhamento pela ausência do principal piloto da casa. Essa foi a visão do grid após a Fórmula 1 ter parado o centro de Londres na noite da quarta-feira, na primeira grande demonstração do caminho que os novos donos do Liberty Media querem para a categoria, aumentando sua popularidade fora do círculo do automobilismo e tentando gerar mais apelo com o público mais jovem.

O evento contou com os 10 carros do grid e reuniu todos os pilotos, a não ser Lewis Hamilton, que alegou ter compromissos pessoais. O público não gostou muito da ausência e chegou a vaiar o piloto quando seu nome foi mencionado, como testemunhou o UOL Esporte.

Perguntado sobre o comportamento do rival, Sebastian Vettel, que foi aplaudido pelo público britânico, disse que “não se importa” com a decisão de Hamilton. “Eu curti muito o evento, foi algo muito único e que nos aproximou das pessoas. Esse país é muito apaixonado pelo automobilismo, então é ótimo que tenhamos feito isso.”

Daniil Kvyat, inclusive, gostou tanto do evento que pediu para que o Liberty Media repita este tipo de ação com frequência.

“Talvez gente que não conhece a F-1 direito e teve a chance de nos ver de perto. Acho que fazer esse tipo de coisa sempre seria ótimo para a popularidade da F-1.”

Felipe Massa foi outro que se empolgou com o evento - e que estranhou a ausência do tricampeão Hamilton. “Foi excepcional o evento, é do que a F-1 precisa”, opinou o brasileiro. “Os fãs querem chegar mais perto e foi maravilhoso ver a alegria das pessoas. É o primeiro de muitos eventos que podemos organizar, talvez até em lugares em que não corremos. É uma pena para o Hamilton o fato dele não ter ido. Não consigo imaginar um evento desse em São Paulo ou no Rio e eu não estar lá, até pelo carinho que tenho pelo meu país. Então acho que quem perde mais é ele.”

Levantando a galera
Sem Hamilton, o piloto que mais levantou os torcedores em Londres foi Daniel Ricciardo, que chegou bem perto das barreiras quando fazia zerinhos.

“Foi divertido. Nestes eventos, você tem de pensar nas pessoas que esperaram o dia inteiro para ficar na frente. Me disseram que teria dois ou três minutos, então fiz o máximo que pude para que todos ficassem berrando e acho que consegui fazer isso. Deve ter sido muito difícil organizar e acho que eles fizeram um grande trabalho.”

Sergio Perez teve uma experiência diferente. O mexicano andou na carona de Mika Hakkinen em um F-1 de dois lugares, e revelou que não teve a melhor das experiências.

“Foi uma experiência difícil. Não sabia o que ele ia fazer, se ele ia frear, se ia dar um zerinho. Foi bem diferente. Tive sorte que dei só foi uma volta”, brincou.

Ainda assim, o piloto elogiou a iniciativa. “O evento todo foi ótimo, fiquei feliz pelos fãs, que ficaram muito felizes e curtiram. Acho que foi uma grande iniciativa. É claro que nossa agenda é muito apertada e sempre depende de qual final de semana eles escolher: neste, por exemplo, é a corrida caseira da equipe, então temos muitos compromissos e quase não temos tempo para sentar com os engenheiros. Mas é uma boa iniciativa para estar mais perto dos torcedores.”

Fórmula 1