Topo

Fórmula 1

Vettel vence GP da Hungria; Hamilton cede 3ª posição para Bottas no fim

Sebastian Vettel lidera o Mundial com 202 pontos. Hamilton aparece em segundo, com 188 - AFP PHOTO / Peter KOHALMI
Sebastian Vettel lidera o Mundial com 202 pontos. Hamilton aparece em segundo, com 188 Imagem: AFP PHOTO / Peter KOHALMI

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Budapeste (HUN)

30/07/2017 10h44

Sebastian Vettel venceu o GP da Hungria deste domingo. O triunfo do alemão em Budapeste contou com importante jogo de equipe. Seu companheiro Kimi Raikkonen, 2º colocado, segurou os ataques de Bottas e Hamilton ao longo da corrida.

Na tentativa de impedir a dobradinha da Ferrari, a Mercedes ordenou que Bottas deixasse Hamilton ultrapassar.

A ultrapassagem aconteceu na volta 47 (de 70 no total). A ideia era que o inglês atacasse as Ferraris de Vettel e Raikkonen. A Mercedes avisou na volta 52 que Hamilton devolveria a posição em 5 voltas caso não conseguisse ultrapassar os rivais. O inglês se aproximou das Ferraris, mas não conseguiu superá-los.

Na reta final, Hamilton devolveu a posição para o finlandês, cumprindo o jogo de equipe montado pela Mercedes.

Bottas foi o terceiro, com Hamilton em quarto.

“Eu já estava preocupado, mas eu agradeço ao Lewis por cumprir a promessa e devolver a posição no fim”, disse Bottas, no pódio.

Com essa vitória, Vettel amplia sua vantagem no Mundial de Pilotos. Ele lidera com 202 pontos, contra 188 pontos de Hamilton, segundo colocado. Bottas é o terceiro do Mundial, com 169 pontos.

Massa assiste ao GP de casa

Felipe Massa assiste ao GP da Hungria - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Vetado para o GP em Budapeste, Felipe Massa foi liberado para assistir à corrida de casa. Com o filho Felipinho, o piloto da Williams comentou:

“Descansando e me recuperando para a próxima corrida em boa companhia!”, escreveu Massa nas redes sociais.

Nos treinos para o GP húngaro, Massa relatou sentir tonturas. Por essa razão, a Williams decidiu substituir Massa por Paul di Resta. O brasileiro retorna para o GP da Bélgica, em agosto.

A largada

Pole position, Vettel fez uma largada segura, amparado pelo companheiro Kimi Raikkonen, segundo no grid. Hamilton largou em quarto, mas começou mal a corrida: foi ultrapassado por Verstappen, caindo para a quinta posição.

Atrito entre Red Bulls

Uma lambança de Verstappen na volta inicial tirou o companheiro de equipe da corrida. O jovem holandês perdeu o controle do carro na curva e atingiu Daniel Ricciardo.

O australiano seguiu andando em direção aos boxes revoltado com o erro de Verstappen. Já a direção da corrida aplicou punição de 10 segundos a Verstappen.

À imprensa, Ricciardo disparou: “Vamos ver se ele [Verstappen] vai agir como alguém da idade que ele tem ou se ele vai agir como homem e admitir o erro”.

Ferraris apresentam problemas

A 30 voltas para o fim, Vettel e Raikkonen começaram a relatar problemas nas Ferraris. Os dois estavam atrás de Verstappen, mas o holandês tinha uma parada a menos, e ainda 10 segundos a cumprir de punição.

Pelo rádio, Vettel reclamou do volante e de instabilidade na dianteira: “Estou em linha reta, mas está puxando para a direita”.

Raikkonen dizia: “Estou andando máximo que posso, mas as Mercedes estão chegando”.

A Mercedes, pelo rádio, orientou seus pilotos sobre os problemas enfrentados por Vettel.

Bottas é avisado para abrir para Hamilton

Vendo que Vettel tinha problemas e tinha um ritmo lento, sendo inclusive pressionado pelo companheiro Raikkonen, a Mercedes ordenou a inversão de posições para liberar Hamilton para atacar a dupla ferrarista. Hamilton ultrapassou Bottas na volta 47.

Como consolo a Bottas, a Mercedes avisou na volta 52: ‘Se o Hamilton não conseguir ultrapassar as Ferraris em cinco voltas, ele devolverá a vaga a você”.

Mas Hamilton se aproximou das duas Ferraris e ameaçava não devolver a vaga ao finlandês, pois Bottas já estava distante. Mas a metros do fim o inglês cumpriu o pedido da Mercedes.

Alonso comemora 36 anos relaxando

Fernando Alonso completou 36 anos de vida. O espanhol deu mais um sinal de que a Fórmula 1 virou um prazeroso passatempo. Mesmo com uma limitada McLaren, Alonso chegou a registrar a melhor volta, terminando em 6º (sua melhor posição na temporada).

Fórmula 1