Topo

Fórmula 1

Alonso vence as 24 Horas de Le Mans e fica mais perto de tríplice coroa

Resta um triunfo nas 500 Milhas de Indianápolis para o espanhol ganhar a tríplice coroa - Thibault Camus/AP Photo
Resta um triunfo nas 500 Milhas de Indianápolis para o espanhol ganhar a tríplice coroa Imagem: Thibault Camus/AP Photo

Do UOL, em São Paulo

17/06/2018 10h01

Fernando Alonso fez história. Neste domingo, o espanhol confirmou o favoritismo e, ao lado de Kazuki Nakajima, Sebastien Buemi, conquistou as 24h de Le Mans. A corrida francesa é uma das mais tradicionais do automobilismo mundial. Agora, resta apenas um triunfo nas 500 Milhas de Indianápolis, nos Estados Unidos, para o bicampeão mundial de Fórmula 1 ganhar a chamada tríplice coroa do esporte a motor.

Até hoje, o único piloto a vencer as duas tradicionais provas e o Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1 é Graham Hill. O britânico faturou as 24 horas de Le Mans (em 1972), as 500 milhas em 1966 e o Grande Prêmio de Mônaco (em 1963, 1964, 1965, 1968 e 1969). Alonso, por sua vez, foi o primeiro colocado em Mônaco em 2006 e 2007.

Na última temporada, Alonso se aventurou nos Estados Unidos para disputar as 500 Milhas. O espanhol largou na quinta posição, chegou a liderar, mas abandonou a disputa após problema com o motor Honda. A prova foi vencida pelo japonês Takuma Sato.

Apesar de ser a primeira participação de Alonso nas 24 Horas de Le Mans, o espanhol era favorito por integrar a equipe Toyota. A escuderia japonesa era a única da categoria LMP1, a mais potente e importante nas corridas de longa duração, a ser oficial de fábrica. Além disso, Alonso tinha experiência de correr as 24 Horas de Daytona, nos EUA, e de vencer a etapa de Spa-Francorchamps, na Bélgica, do Mundial de Endurance.

"As 500 Milhas são uma parte dessa tríplice coroa e já havia dito no ano passado qual é a minha intenção. No ano passado, eu liderei a corrida [500 Milhas] e fiquei perto de vencer, mas deixei passar a oportunidade. Para ser um piloto melhor e mais completo, você precisa vencer em todas as categorias contra os especialistas. Para superar os especialistas em ovais ou aqui, no endurance, onde os pilotos conhecem cada pequeno truque das provas, você precisa estar preparado para estar neste nível. E isso é um alvo atraente", disse Alonso.

Fórmula 1