Topo

Fórmula 1

Transplante em Lauda é bem-sucedido e médico se diz "feliz" com recuperação

AP Photo/Luca Bruno
Imagem: AP Photo/Luca Bruno

Do UOL, em São Paulo

03/08/2018 09h32

A cirurgia de transplante de pulmão de Niki Lauda foi considerada um sucesso pela equipe do Hospital Geral de Viena. Em nota oficial, o hospital afirmou que a família do ex-piloto não fará nenhuma declaração oficial e pediu privacidade aos familiares.

Em entrevista a emissora austríaca ORF, o médico responsável pela operação, Walter Klepetko, disse que a recuperação “está indo muito bem e estamos muito felizes”. De acordo com ele, Lauda deverá ficar algumas semanas no hospital.

O motivo seria a idade avançada do ex-piloto (69 anos). O médico afirmou que pacientes mais jovens podem receber alta em até três semanas, mas no caso de pessoas mais velhas, a recuperação é mais demorada.

Presidente de honra da equipe Mercedes, Lauda não compareceu às duas últimas etapas da Fórmula 1 antes das férias de verão, na Alemanha e Hungria. Ele foi visto circulando no paddock pela última vez no fim de semana em Silverstone, na Inglaterra, no início de julho.

Segundo a imprensa local, a situação de Lauda se complicou por conta de uma gripe que ele teria contraído em viagem a Ibiza, no litoral da Espanha, e ele estaria internado desde o dia 20 de julho, em Viena.

Niki Lauda tem um extenso histórico médico, marcado pelo acidente que se fundiu a sua carreira, no GP da Alemanha de 1976, em Nurburgring, quando a Ferrari que pilotava pegou fogo após uma batida, sofrendo intoxicação por fumaça tóxica e queimaduras profundas pelo corpo.

O tricampeão de F-1 também já passou por dois transplantes de rim: em 1997 e 2005. O último deles contou com a doação do órgão da então namorada, Birgit.

Em 13 temporadas na principal categoria do automobilismo mundial, Lauda disputou 171 Grandes Prêmios, com 25 vitórias, 24 poles positions e 54 pódios, faturando três títulos (1975, 1977 e 1984).

Fórmula 1