Topo

Fórmula 1

Leclerc supera Vettel, faz 1ª pole da carreira e quebra recorde no Barein

Charles Leclerc será poli position no GP do Barein - REUTERS/Albert Gea
Charles Leclerc será poli position no GP do Barein Imagem: REUTERS/Albert Gea

Do UOL, em São Paulo

30/03/2019 13h04Atualizada em 30/03/2019 21h34

Charles Leclerc conquistou a sua primeira pole position da carreira e vai largar na frente no GP do Barein de Fórmula 1 neste domingo, a partir de 12h10 (de Brasília). O piloto da Ferrari superou o companheiro Sebastian Vettel e fez o tempo de 1m27s866 no treino classificatório, neste sábado. Ele ainda quebrou o recorde da pista que pertencia ao próprio Vettel. No ano passado, ele havia feito a marca de 1m27s958.

A pole mostra a força de Leclerc que, aos 21 anos, é uma das grandes promessas da Fórmula 1 e promete dar trabalho aos rivais. Ainda coroa o bom desempenho da Ferrari que se mostrou superior em todos os treinos e em nenhum momento foi ameaçada. "Eu estou extremamente feliz. Seb é um piloto incrível, mas eu estou muito feliz de ser pole", comemorou ele.

Derrotado pelo colega, Vettel parabenizou Lecler. "Talvez eu tenha sido um pouco tímido no segundo setor, mas acho que Charles fez um ótimo trabalho hoje e merece estar na pole.O principal é que fizemos o trabalho, esse fim de semana o carro ficou muito melhor", disse.

Classificação geral do GP do Barein de Fórmula 1 - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Imagem: Reprodução/Twitter

A Mercedes vai ocupar a segunda fila. Lewis Hamilton larga em terceiro, enquanto Valtteri Bottas, vencedor do primeiro GP da temporada na Austrália, ficou com o quarto lugar no grid. Hamilton também parabenizou o piloto. "Charles fez um trabalho incrível. Amanhã é o dia mais importante e daremos uma boa luta à Ferrari", disse.

No treino de sexta-feira, a Ferrari já havia se destacado e conseguido a dobradinha com um amplo domínio sobre os rivais. Charles Leclerc também havia sido o mais rápido com o tempo de 1m29s569, Sebastian Vettel terminou o dia com o segundo lugar com 1m29s738. Lewis Hamilton, da Mercedes, havia ficado atrás dos rivais e terminou a 0s765 de Leclerc na sessão.

Dessa forma, a escuderia italiana mostra forças para se redimir após decepcionar no GP da Austrália, o primeiro da temporada que aconteceu no último dia 17. Vettel e Leclerc ficaram apenas com a quarta e quinta colocação, respectivamente.

O resultado na Austrália surpreendeu porque na temporada de testes a Ferrari havia se destacado rodando melhor que os rivais. Depois do mau resultado, a equipe conseguiu detectar os problemas no carro e fez ajustes para o GP do Barein.

Grosjean é punido e perde três posições

Romain Grosjean, da Haas, recebeu uma punição de três posições no grid de largada para o Grande Prêmio do Barein por atrapalhar Lando Norris, da McLaren, no treino classificatório. Os fiscais da prova decidiram que o francês, que havia se classificado em oitavo, dirigiu devagar sem necessidade.

A punição levou o britânico Norris do 10º ao nono lugar no grid, a segunda vez que larga entre os dez primeiros em duas provas, com Kimi Raikkonen agora em oitavo pela Alfa Romeo, e Daniel Ricciardo, da Renault, em 10º.

Grosjean também recebeu uma punição de pontos, chegando a oito nos últimos 12 meses. Com mais quatro, ele pode ser suspenso de uma corrida.

Surpresas no grid de largada

O treino classificatório para o GP do Barein teve uma surpresa. A Renault ficou fora do top 10 e vai largar atrás no grid. Nico Hülkenberg saiu ainda no Q1, enquanto Daniel Ricciardo deixou a pista no Q2.

Quem também decepcionou foi o piloto da Red Bull Pierre Gasly. O novato fez sua primeira corrida pela escuderia na Austrália e não teve um bom desempenho. Agora no Barein, vai largar apenas em 13º lugar. O resultado aumenta a pressão sobre o estreante da Red Bull.

Fórmula 1