Topo

Fórmula 1

Hamilton reconhece dificuldade em manter saúde mental com pressão da fama

Lewis Hamilton é o líder do campeonato da F1 - Reprodução/Instagram
Lewis Hamilton é o líder do campeonato da F1 Imagem: Reprodução/Instagram

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Le Castellet (FRA)

21/06/2019 04h00

Pentacampeão do mundo de Fórmula 1 e considerado um dos melhores pilotos da história. Dono de uma fortuna estimada em US$ 285 milhões, visto sempre ao lado de celebridades em festas ao redor do mundo. Lewis Hamilton tem a vida dos sonhos de muitos, mas revelou que manter a saúde mental, mesmo com tudo isso, tem sido um desafio para ele.

"Mentalmente, você tem momentos de vitórias e sucesso, e depois você tem pontos baixos muito fortes. É algo que nunca comentei, mas é comum você sofrer de problemas mentais - instabilidades - e é difícil ficar bem quando você chega ao fundo do poço, o que pode acontecer com atletas. Se você tiver sorte você encontra força no fundo do poço. A questão é como você se levanta, e não como você cai", afirmou o piloto em entrevista a David Letterman.

Acostumado aos desafios desde criança, quando teve problemas na escola, Hamilton sempre teve as corridas como válvula de escape. "Eu era uma criança baixinha, tive dificuldade na escola. Sofria bullying mas, quando eu subia num kart, sentia que era bom em algo."

Mesmo fazendo de sua válvula de escape sua profissão, as coisas não ficaram mais fáceis depois da fama. Hamilton passou por um período difícil, em que inclusive cometeu muitos erros na pista, depois que decidiu romper com o pai, Anthony, que fora seu empresário por toda a carreira. Isso aconteceu em 2010 e os dois ficaram sem se falar por dois anos até retomarem o contato. Hoje, Hamilton segue sem ter o pai como empresário, mas mantém uma relação saudável com Anthony, que costuma marcar presença em duas ou três etapas por ano.

"Nossa relação é fantástica agora, mas não foi sempre assim. Na verdade, ano passado foi a primeira vez em que passei o Natal com toda a minha família. Minha mãe, madrasta, pai, irmãs e irmão, juntos", revelou Hamilton, cujas irmãs são do primeiro casamento da mãe e o irmão, do segundo casamento do pai. "Houve um enorme crescimento nosso enquanto família e entre mim e meu pai. Dia desses foi o aniversário dele e ficamos na balada até de manhã em Londres, o que foi ótimo. Às vezes é preciso ficar longe um do outro para que a relação cresça."

Paralelamente à reconstrução da relação com o pai, Hamilton revelou que lidou com "instabilidades emocionais" relacionadas aos altos e baixos da vida sob os holofotes. O piloto, que estreou na F1 como um prodígio aos 21 anos e conquistou o primeiro título logo na segunda temporada, demoraria seis anos para repetir a dose e hoje soma cinco títulos mundiais. Para ele, ter adotado uma alimentação diferente foi fundamental nesse processo.

"Quando mais velho você é, mais entende sobre o mundo, sobre si mesmo e sua saúde. Um grande passo para mim foi quando decidi adotar uma dieta baseada em plantas [Hamilton não se diz vegano por usar roupas de couro, mas adota uma alimentação vegana há dois anos]. Isso mudou muita coisa para mim e teve um impacto positivo mentalmente e fisicamente."

Caminhando a passos largos para a conquista do sexto título mundial - Hamilton tem 25 pontos de vantagem para o companheiro Valtteri Bottas após sete provas disputadas - o inglês afirma que manter o equilíbrio emocional segue sendo um desafio. "Nem todo dia é fácil. Você enfrenta obstáculos, mas a cada ano uso mais ferramentas para conseguir lidar com isso e estou aprendendo coisas o tempo todo. Estou definitivamente na melhor forma em que já estive, e vi essa mudança nos últimos anos."

Neste final de semana, Hamilton defende sua liderança no GP da França, com classificação às 10h do sábado e largada às 10h10 do domingo, pelo horário de Brasília.

Fórmula 1