Topo

Fórmula 1

Sette Camara embala no campeonato e se aproxima de superlicença para a F-1

Sérgio Sette Câmara, piloto da Dams na temporada 2019 da Fórmula 2 - FIA Formula 2/Divulgação
Sérgio Sette Câmara, piloto da Dams na temporada 2019 da Fórmula 2 Imagem: FIA Formula 2/Divulgação

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Silverstone (ING)

12/07/2019 04h00

Único representante do Brasil na Fórmula 2, principal categoria de acesso à Fórmula 1, Sergio Sette Camara vive um ótimo momento e, se o campeonato terminasse hoje, teria os pontos de que precisa para obter a superlicença necessária para figurar entre os 20 pilotos do grid da F-1 ano que vem.

Sette Camara marcou 74 de seus 107 pontos - ou seja, perto de 70% do total - no campeonato apenas nas últimas três etapas, disputadas em Mônaco, na França e na Áustria. O brasileiro, inclusive, chegou a sua segunda vitória na categoria - a primeira em quase dois anos - na corrida do Red Bull Ring.

Com o salto das últimas provas, Sette Camara agora é o terceiro colocado no campeonato, o que já lhe daria os 40 pontos necessários para a obtenção da superlicença. Mesmo se chegar em quarto ao final da temporada, o brasileiro já terá pontuação suficiente por ter somado 10 pontos ano passado, com o sexto lugar na tabela.

VEJA TAMBÉM:

Por conta disso, o mineiro, que é piloto de testes da McLaren, já observa com atenção a movimentação das peças do mercado de pilotos da Fórmula 1 para o ano que vem. Mesmo assim, seu foco está em manter o mesmo nível de performances na segunda metade da temporada da Fórmula 2.

"Tem sido um mistério. Precisamos entender por que às vezes o carro está rápido ou não. É uma diferença em relação ao ano passado, em que eu ia para qualquer pista e sempre estava entre os seis primeiros. Neste ano, nas classificações, na maioria das pistas o carro não esteve tão rápido, então precisamos trabalhar duro porque temos de resolver isso de qualquer forma", disse ao UOL Esporte o piloto, que trocou a Carlin do ano passado pela DAMS.

O lado positivo é que o carro da equipe DAMS tem rendido melhor nas corridas, permitindo que Sette Camara venha fazendo boas provas de recuperação, como na Áustria, quando se classificou em nono e chegou em quinto (após uma punição) na primeira corrida.

Como a Fórmula 2 usa a fórmula de grid invertido entre os 8 primeiros para a segunda corrida do final de semana, o brasileiro largou em terceiro e venceu no domingo.

"A corrida é quase outra modalidade. Você precisa ter mais cabeça, mais tática. E estamos tendo um bom carro na corrida, então consigo pilotar com mais confiança no carro."

Com os bons resultados das últimas provas, Sette Camara agora está a oito pontos do companheiro Nicholas Latifi, que começou bem o ano e agora caiu de produção. O líder da classificação é o holandês Nick de Vries. Neste final de semana, a temporada da F-2 entra na sua segunda metade: daqui até a final, em Abu Dhabi, em novembro, serão seis rodadas duplas, começando pelo GP da Inglaterra, em Silverstone.

Fórmula 1