Topo

Fórmula 1

De último a segundo, com 12 ultrapassagens: Nem Vettel consegue explicar GP

Vettel celebra segundo lugar no GP da Alemanha - Kai Pfaffenbach/Reuters
Vettel celebra segundo lugar no GP da Alemanha Imagem: Kai Pfaffenbach/Reuters

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Hockenheim (ALE)

28/07/2019 16h10

"É coisa demais para lembrar, nem sei por onde começar", dizia Sebastian Vettel depois de ter chegado em segundo lugar no GP da Alemanha. E não é por acaso: Vettel não só largou em último depois de um problema no turbo na classificação, como também estava apenas em 11º lugar com 20 voltas para o final, numa corrida marcada por rodadas sob chuva no circuito de Hockenheim.

Para o alemão, a grande explicação para o resultado, que chega em ótimo momento para um piloto que iniciou uma fase ruim justamente no GP da Alemanha do ano passado quando, também sob chuva, bateu sozinho enquanto liderava a poucas voltas do fim, foi sua abordagem. "Como eu estava largando em último e não dá para chegar mais atrás do que em último, decidi correr com a mente aberta e me divertir. Estou muito feliz com o resultado, mas foi uma corrida muito longa e difícil", definiu.

No começo, a diversão foi garantida, com seis ultrapassagens na primeira volta, mesmo que a visibilidade estivesse muito comprometida pela chuva, "Ganhei muito terreno nas duas primeiras voltas. Minha largada foi muito boa, mesmo que fosse muito difícil enxergar. Não dá para vocês imaginarem o quão assustador é acelerar na reta e ter que olhar para o lado para ver se ainda estava no asfalto e esperar por uma luz vermelha do carro da frente para saber se é hora de virar. Depois disso, foi difícil eu encontrar o ritmo certo com os pneus intermediários. Não estava muito confortável."

Vettel explicou que era difícil tomar a decisão de colocar o pneu de pista seca, ao mesmo tempo em que os intermediários estavam se deteriorando muito rápido. E pior: três voltas depois que ele decidiu fazer a troca, voltou a chover de novo. Foi quando seu companheiro, Charles Leclerc, bateu e provocou um dos 5 períodos de Safety Car na corrida.

"Então eu voltei a colocar os intermediários. Foram várias decisões a serem tomadas e nem todas foram as ideais. Teve uma hora, depois do penúltimo SC [na volta 46 de 64] e eu estava ainda em 11º e não sabia como aquilo tinha acontecido. Mas depois eu comecei a progredir e fui para cima."

Neste momento, o ritmo de Vettel começou a melhorar, e ele foi passando Pierre Gasly, Kevin Magnussen e Alex Albon, chegando ao sexto lugar com oito voltas para o final, quando Valtteri Bottas bateu e provocou o último SC da prova.

"No final, as coisas começaram a melhorar. Eu gosto de condições de pista mistas, meio seco, meio molhado. Eu estava vendo os pilotos com cuidado na curva 1 e pensei 'não, eu não vou tirar o pé'. Mas quando o último SC foi acionado eu pensei 'não! A corrida vai acabar com SC!' mas acho que os fiscais de pista alemães deram uma força para mim e tiraram a Mercedes bem rápido. E as últimas voltas foram cruciais para voltar ao pódio."

A relargada foi dada com cinco voltas para o final, e Vettel passou Carlos Sainz, Lance Stroll e Daniil Kvyat para chegar em segundo, resultado que anima o tetracampeão para o restante do campeonato.

"Vamos ver nas próximas corridas. Mas no momento estou muito feliz. As últimas corridas tiveram altos e baixos - não tantos baixos quanto as pessoas dizem - mas no final continuamos evoluindo."

Vettel está em quarto lugar no campeonato, atrás dos dois pilotos da Mercedes e de Max Verstappen, que venceu na Alemanha.

Fórmula 1