Topo

Fórmula 1

Leclerc domina na Bélgica e conquista 1ª vitória, em dia de luto por Hubert

Charles Leclerc comemora primeira vitória na F1, no GP da Bélgica - REUTERS/Johanna Geron
Charles Leclerc comemora primeira vitória na F1, no GP da Bélgica Imagem: REUTERS/Johanna Geron

Do UOL, em São Paulo

01/09/2019 11h37

O dia foi de luto por Anthoine Hubert, após a morte do jovem piloto francês ontem, em prova da Fórmula 2. Mas, na pista, houve motivo para Charles Leclerc e a Ferrari comemorarem. O piloto monegasco conquistou sua primeira vitória, ao dominar o GP da Bélgica e conseguir manter uma boa vantagem para o líder do Mundial 2019, Lewis Hamilton. O resultado fez Leclerc, de 21 anos, chorar: "É um sonho que se torna realidade", disse, pelo rádio.

Leclerc fechou a prova em Spa-Francorchamps na primeira colocação, tendo perdido a liderança apenas no pit stop —um jogo de equipe com Vettel, que o havia passado, o levou de volta à primeira colocação, na metade da prova. Hamilton foi o segundo colocado, com Valtteri Bottas, também da Mercedes, em terceiro.

Por um lado, um sonho que eu tive desde que eu era criança realizado, do outro, um fim de semana muito difícil. Eu cresci com Anthoine e quero dedicar minha vitória a ele
Leclerc, sobre Hubert

Hubert foi lembrado diversas vezes durante o domingo: os pilotos fizeram um minuto de silêncio para ele antes da corrida, um safety car hasteou a bandeira francesa, e o público o aplaudiu de pé na 19ª volta. O francês usava o número 19.

Com o resultado, Hamilton mantém a liderança do Mundial de pilotos, com 268 pontos. Bottas é o segundo, com 203, seguido por Verstappen, com 181. Leclerc está em quinto, com 157 —12 a menos que o companheiro de Ferrari, Vettel.

A Fórmula 1 retorna já na semana que vem, com o GP da Itália, no domingo, às 10h10.

Leclerc, Vettel e Hamilton no GP da Bélgica de F1 - Getty Images - Getty Images
Leclerc, Vettel e Hamilton no início do GP da Bélgica de F1
Imagem: Getty Images

A largada teve Hamilton se dando bem, pelo menos momentaneamente. Leclerc manteve com tranquilidade a liderança, mas viu seu parceiro Sebastian Vettel ser ultrapassado pelo inglês da Mercedes. Ainda na primeira volta, Vettel deu o troco e voltou à segunda posição.

A nota triste para os belgas foi a batida do holandês Max Verstappen, da Aston Martin Red Bull, logo na primeira volta, em disputa de posição com Kimi Raikkonen. Eles se tocaram, roda com roda, e Max chegou a levantar o rival. A batida avariou o carro de Verstappen, que em certa curva acabou indo direto para a proteção de pneus. O safety car entrou na pista e a corrida foi retomada na quinta volta.

max - Reprodução - Reprodução
Verstappen e Raikkonen batem
Imagem: Reprodução

As primeiras alterações entre os líderes vieram com a parada de Vettel, que retornou com cerca de 20 a 21 segundos de desvantagem para o líder Leclerc, que se mantinha sem problemas à frente.

Leclerc fez sua parada nos boxes na 22ª volta, na metade da prova, de 44 voltas. O pit stop foi perfeito, mas não conseguiu retornar à frente de Vettel, com Hamilton e Bottas assumindo a primeira e a segunda colocações, antes de suas paradas. Após todas as paradas, a sequência ficou: Vettel na liderança, Leclerc à sua caça, e Hamilton e Bottas um pouco mais atrás.

Durou pouco. Logo na 27ª volta o rendimento mais veloz de Leclerc falou mais alto e ele passou o companheiro de Ferrari, em um jogo de equipe que fez sentido devido à disparidade entre os dois —já que Vettel trocou pneus cedo na corrida.

Hamilton passou a andar muito mais rápido que Vettel e conseguiu conquistar a segunda posição na 32ª volta, sem grandes problemas para fazer a ultrapassagem e pressionando Leclerc nas voltas finais.

Foi o que aconteceu. Hamilton chegou a ficar a menos de dois segundos de distância do líder, mas não foi o suficiente para o veterano tomar a primeira vitória do piloto da Ferrari.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado em versão inicial do texto, Leclerc não é francês. Ele nasceu em Mônaco. O conteúdo foi corrigido

Fórmula 1