Topo

Comentário de compositor sobre Hitler faz TV mudar hino clássico do futebol americano

Transmissão de segunda-feira é uma das tradições da NFL nos Estados Unidos - Al Bello/Getty Images
Transmissão de segunda-feira é uma das tradições da NFL nos Estados Unidos Imagem: Al Bello/Getty Images

Do UOL Esporte

Em São Paulo

06/10/2011 12h38

Um comentário do músico Hank Williams Jr. sobre o presidente norte-americano Barack Obama, citando o ditador alemão Adolf Hitler, fez a rede de TV ESPN derrubar a canção escrita pelo compositor da abertura das transmissões do futebol americano de segunda-feira, uma espécie de hino do esporte mais popular do país.

Em comunicado divulgado nesta quinta, a ESPN informou que não executará mais a música "All My Rowdy Friends" na abertura das transmissões do "Monday Night Football", a partida especial da rodada da NFL nas noites de segunda-feira. A emissora argumentou no mesmo texto que "o sucesso da atração sempre foi e continuará sendo os jogos" e que se sentia "desapontada pelos comentários de Williams".

Através de seu website oficial, o cantor defendeu a liberdade de expressão, mas reconheceu que sua analogia a respeito da relação de Obama com líderes dos Republicanos, partido rival, foi extrema.

Na frase em questão, o artista disse que o relacionamento do presidente com os adversários era como se "Hitler jogasse golfe com o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu". Hank Williams Jr. fez o polêmico pronunciamento em um debate sobre a política interna nos Estados Unidos em programa do canal Fox News.

Filho da lenda da música country norte-americana Hank Williams, o compositor da tradicional música de abertura do "Monday Night Football" é vencedor do prêmio Grammy. A canção "All My Rowdy Friends" era tema das transmissões do futebol americano na ESPN desde 1991.