Topo

Após polêmica com TV, banda lança clipe com atletas do Corinthians Steamrollers

A banda paulista Project46 usou o futebol americano como tema de seu novo clipe - Divulgação
A banda paulista Project46 usou o futebol americano como tema de seu novo clipe Imagem: Divulgação

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

17/04/2012 09h00

A ligação entre esporte e música é tradicional, seja na proximidade do samba com o futebol ou na trilha sonora roqueira dos esportes radicais. Pensando nisso, uma banda paulista combinou a agressividade do heavy metal com um esporte também de “peso”: o futebol americano. O detalhe para o quinteto do Project46 é que até pouco tempo atrás eles pouco conheciam da modalidade em solo brasileiro. Uma polêmica envolvendo uma matéria da TV Globo acabou os apresentando ao Corinthians Steamrollers e inspirou o vídeo.

ATLETAS DE FUTEBOL AMERICANO GRAVAM CLIPE COM BANDA DE METAL

A história começou, na verdade, com um fã do Projetc46. Paulo César Santos é jogador do Corinthians Steamrollers e participou da campanha que levou a equipe alvinegra ao título brasileiro no ano passado. Mais que isso, marcou três touchdowns contra o Vila Velha Tritões (ES) e virou destaque em uma matéria feita pelo “Globo Esporte”. Como é tradicional no “Fantástico”, o hat trick permitiu a ele também pedir uma música. E foi aí que se criou a confusão.

O jogador corintiano optou pela canção “Se Quiser”. Referia-se ao som da banda de metal. Mas quando viu a matéria no ar, em vez de guitarras distorcidas, ouviu o som pop da cantora Tânia Mara - casada com Jayme Monjardim, diretor de telenovelas da Rede Globo. Foi o suficiente para Paulo César usar a internet como meio de protesto, via Facebook, e o barulho chegar à banda.

“Essa história deu uma enorme audiência para nós, mesmo sem tocarem nossa música”, explica Jean Patton, guitarrista do Project46. “De repente o pessoal criou uma hashtag no Twitter, pessoas influentes falaram disso e foi bom por um lado, porque a galera começou a conhecer nossa banda.”

O quinteto acabou se tornando amigo do jogador do Corinthians, que lhes apresentou o crescimento da modalidade no país. “Nós conhecíamos o futebol americano, mas não sabíamos que tinha chegado desta maneira no Brasil. E vimos que é um negócio ainda pequeno, como nosso estilo (de música, o metalcore), que está crescendo e vencendo muitas dificuldades. Acabamos gostando muito, este esporte tem muito a ver com a música pesada. Também sentimos uma relação forte na questão da agressividade, que tem tanto no som quanto no jogo”, acrescenta Patton, um dos fundadores do conjunto, em 2008.

A canção escolhida para o vídeo foi justamente “Se Quiser”, do disco “Doa a Quem Doer” (disponível para download gratuito), a mesma que Paulo César pediu após seus três touchdowns. No vídeo, além de atletas do Corinthians foram também chamados rivais do São Paulo Storm para filmar algumas jogadas. Como era de se esperar, os lances “fortes” foram intercalados com a performance energética da banda, mostrando a ligação e tentando passar a mensagem motivacional da letra.

Curiosamente, segundo Patton, diferentemente do futebol “brasileiro”, mais ligado a estilos como o pagode, alguns dos jogadores dos times de futebol americano são fãs de heavy metal e até já haviam acompanhado shows do grupo antes de serem chamados para o vídeo.

Passados cinco meses da polêmica, o Project46 acabou agradecendo pela exposição e evita criticar a Globo no ocorrido. “Nem o Paulo César sabe o que aconteceu. Eles podem não ter entendido o nome da banda, ou não quiseram colocar heavy metal porque o programa passa na hora do almoço... O que vimos foi a galera entrando de cabeça nessa polêmica, mas não crucificamos ninguém. Aproveitamos para usar isso a nosso favor”, concluiu o guitarrista.

CONHEÇA MAIS SOBRE A BANDA

Fundada em São Paulo, em 2008, a banda Project46 lançou no ano passado seu primeiro álbum, "Doa A Quem Doer". O grupo de metalcore - gênero que mistura elementos dos estilos mais pesados do heavy metal com hardcore - começou a carreira cantando em inglês, em um EP lançado em 2009, mas mudou suas composições para o português para este lançamento.

O grupo conta atualmente com Caio MacBeserra (vocal), Vinicius Castellari e Jean Patton (guitarras), Rafael Yamada (baixo), e Henrique Pucci (bateria). Atualmente, o quinteto divulga este primeiro disco - que está disponível para download gratuito no site oficial - realizando shows por diversas cidades do Brasil.
VEJA O SITE OFICIAL E BAIXE O DISCO