Topo

Foi muito fácil! Seahawks atropelam Broncos e vencem primeiro Super Bowl

Do UOL, em São Paulo

03/02/2014 00h55

Foi um passeio. Mesmo diante de um time experiente, tradicional e dono do melhor ataque da história, Seattle Seahawks atropelou o Denver Broncos na noite deste domingo. Em sua segunda participação no Super Bowl, o time comandado pelo quarterback Russell Wilson venceu por 43 a 8 e conquistou o primeiro título da franquia na história da NFL, a liga profissional de futebol americano.

Seattle chegou a este domingo com a melhor defesa da liga. Quem brilhou contra o Denver Broncos, contudo, foi o ataque.

Denver passa a ser, agora, o único time da NFL com cinco derrotas em Super Bowl. A franquia disputou sete vezes o jogo final, com vitórias apenas em 1997 e 1998 (ambas com o quarterback John Elway).

Neste ano, o Denver Broncos foi comandado pelo quarterback Peyton Manning, 37, eleito o MVP (jogador mais valioso) da NFL pela quinta vez na carreira. O camisa 18 venceu o Super Bowl em 2007, quando defendia o Indianapolis Colts.

A noite perfeita do Seattle Seahawks neste domingo começou de forma bizarra. O time do quarterback Rusell Wilson optou por iniciar o Super Bowl defendendo, mas o Denver Broncos errou o primeiro snap do duelo, cometeu um safety e deu os dois primeiros pontos ao rival.

O erro dos Broncos foi apenas o prenúncio de uma noite em que nada deu certo para o time de Peyton Manning. Em todo o jogo, a defesa de Seattle sobrou. E com tamanha solidez, até o ataque dos Seahawks teve espaço para brilhar.

Ainda no primeiro quarto, Steve Hauschka converteu dois field goals para aumentar a vantagem dos Seahawks. E Peyton Manning ainda teve tempo para ser interceptado em uma terceira para sete jardas.

Até então, a eficiência ofensiva dos Seahawks era limitada a field goals. A partir do segundo quarto, porém, o time de Seattle começou a frequentar a end zone. Foi assim com Marshawn Lynch, antes mesmo de o Denver Broncos conseguir sequer um first down no jogo.

Quando o Denver Broncos conseguiu o primeiro first down e começou a ganhar campo, os Seahawks fizeram questão de mostrar que a noite era deles. Ainda no segundo quarto, Smith conseguiu uma interceptação e correu 69 jardas para marcar 22 a 0 depois do extra point.

O Super Bowl jamais tinha visto uma virada maior do que dez pontos. Por isso, a vantagem de Seattle no fim do primeiro tempo deu uma medida do massacre que os Seahawks operaram nos dois quartos iniciais.

O problema para Denver é que o intervalo e os shows de Red Hot Chili Peppers e Bruno Mars não diminuíram o ímpeto de Seattle. Logo no primeiro ataque do segundo tempo, Percy Harvin correu 87 jardas para fazer mais um touchdown.

Os Broncos pareciam perdidos. Prova disso é que Demaryius Thomas até conseguiu uma recepção de 23 jardas em uma primeira para dez no terceiro quarto. O que parecia ser um bom ataque, porém, foi mais uma demonstração de que a noite era de Seattle, e o wide receiver cometeu um fumble.

E a situação dos Broncos ficou ainda pior no terceiro quarto. Russell Wilson lançou Kearse, que conseguiu uma corrida linda e quebrou vários tackles. A essa altura, os Seahawks venciam por 36 a 0.

O Denver Broncos só conseguiu pontuar na última posse de bola do terceiro quarto. Demaryius Thomas fez um touchdown após lançamento de Peyton Manning, e Wes Welker anotou em seguida uma conversão de dois pontos.

Mas a noite, afinal, não era mesmo dos Broncos. Logo no início do último quarto, Russell Wilson passou para Baldwin, que teve tranquilidade para girar o corpo e fazer mais um touchdown. Seattle chegou a 43 a 8 depois do extra point.