Topo

Ele poderia ser o 1º gay assumido da NFL, mas foi cortado na pré-temporada

Michael Sam assumiu ser gay em fevereiro, foi draftado, mas não conseguiu a vaga na NFL - AP Photo/L.G. Patterson, File
Michael Sam assumiu ser gay em fevereiro, foi draftado, mas não conseguiu a vaga na NFL Imagem: AP Photo/L.G. Patterson, File

Das agências internacionais

Em Los Angeles (EUA)

30/08/2014 18h11

Michael Sam assumiu sua homossexualidade no começo do ano, foi o primeiro gay a ser escolhido no draft e criou uma enorme expectativa quanto à sua estreia na NFL. Neste domingo, porém, o sonho foi, no mínimo, adiado. No corte final de sua equipe para a temporada do futebol americano, o Saint Louis Rams anunciou que não pretende ficar com o defensive end.

Sam estava treinando com os Rams há mais de um mês. Tradicionalmente, as franquias da NFL precisam reduzir seu número de jogadores ao fim da pré-temporada para atender às exigências da liga. A expectativa de ser o primeiro gay assumido no esporte mais popular dos EUA rendeu fama e exposição ao jogador, mas não lhe garantiu no time.

Sem a vaga nos Rams, Sam agora vira agente livre e pode assinar com qualquer franquia da NFL, mas a proximidade da temporada, que começa nesta semana, deve atrapalhar qualquer negociação. A solução, então, é entrar em um grupo de dez atletas extras que não compõem oficialmente o elenco da franquia de Saint-Louis, mas acompanham os colegas nos treinamentos.

O futuro de Sam na NFL foi acompanhado com atenção pelos fãs e a mídias nos últimos meses. Formado na Universidade de Missouri, ele gerou grande expectativa ao pleitear um lugar em um esporte tradicionalmente refratário a gays.

As credenciais de Sam iam bem além da sua orientação sexual. O defensive end foi eleito o melhor de sua posição na Conferência Sudeste da liga universitária no ano passado e brigou de igual para igual com seu rival na pré-temporada dos Rams.

Eleito para a vaga que poderia ser de Sam, Ethan Westbrooks terminou a pré-temporada com 12 tackles e dois sacks. Michael Sam teve 11 tackles, mas liderou o time em número de sacks – ainda assim, ficou fora do elenco.

“Ele [Westbrooks] foi muito, muito produtivo para nós na pré-temporada e jogou nas quatro posições de defesa. Mike [Michael Sam] tem a capacidade, esteve bem. Tem condição de conseguir um lugar, mas tem de ser o lugar certo. Ele é um jogador muito melhor agora do que ele era quando chegou”, disse Jeff Fisher, técnico dos Rams, em entrevista coletiva.

Michael Sam, que passou o fim de semana acompanhando uma partida do seu ex-time da Universidade de Missouri, ainda não se pronunciou sobre o corte. Durante todo o período de testes, o jogador atraiu a atenção de uma parte da mídia não-especializada em esportes, como Oprah Winfrey, e foi criticado por veteranos do futebol americano, que previram muita celeuma em torno de uma possível entrada do atleta na NFL.