Topo

Milionário deixou esporte para plantar e doar batata. Internet ensinou tudo

Do UOL, em São Paulo

29/11/2014 06h00

Existem muitos clichês e estereótipos no esporte, mas também existem personagens que fogem completamente disso. É o caso de Jason Brown. Ele disputou sete temporadas de futebol americano, ficou milionário e aos 29 anos encerrou a carreira precocemente. O motivo: plantar batata e doar a produção para pessoas carentes.

Em 2009, Brown foi dispensado pelo St. Louis Rams no terceiro ano de um contrato de cinco temporadas. Faturou US$ 25 milhões (cerca de R$ 60 milhões). Tinha propostas de outras equipes, incluindo o Baltimore Ravens, seu primeiro time. Em vez disso, largou tudo, comprou uma fazenda e virou agricultor.

Tinha só um problema: Brown não sabia nada sobre plantação. Ele, então, recorreu a vídeos do Youtube. Sofreu no começo, mas aprendeu o que deveria ser feito. Hoje, ajuda pessoas carentes e reforça o combate à fome na Carolina do Norte, nos Estados Unidos.

Quase ninguém o apoiou na mudança radical, mas Brown estava decidido. “Meu empresário disse: ‘você está cometendo o maior erro da sua vida’. Olhei pra ele e respondi: ‘não, não estou’”, contou o ex-jogador à CBS.

No início deste ano, Brown doou 20 toneladas de batata doce e 4,5 toneladas de pepino, tudo produzido em sua propriedade. “Ver tudo brotando da terra é a coisa mais linda que alguém pode presenciar”, empolga-se.

E como grandes emoções tornaram-se algo normal para ele, na vida pessoal também houve um episódio bem marcante na semana passada. Brown e sua mulher decidiram ter o quarto filho em casa, com a ajuda de uma parteira. No entanto, o nascimento aconteceu antes do esperado e o próprio Brown fez o parto de Lunsford Bernard Brown III, nome em homenagem a seu irmão, morto no Afeganistão. Haja coração.