Topo

NFL confirma que Patriots usaram bolas irregulares, mas não define punição

Juiz troca bola durante partida entre New England Patriots e Indianapolis Colts - Elsa/Getty Images/AFP
Juiz troca bola durante partida entre New England Patriots e Indianapolis Colts Imagem: Elsa/Getty Images/AFP

Do UOL, em São Paulo

23/01/2015 20h11

A NFL confirmou nesta sexta-feira que as bolas utilizadas na vitória do New England Patriots sobre o Indianapolis Colts (45-7) estavam murchas, com menos peso que o permitido pela regra. Apesar disso, a liga informou que ainda não concluiu a investigação sobre o caso, chamado de “deflategate” pela imprensa americana.

"As informações coletadas até agora confirmam que as bolas usadas pelos New England Patriots no primeiro período estiveram um pouco murchas”, disse a liga em comunicado.

“Sem dúvida, as bolas usadas no segundo período foram enchidas conforme o regulamento, como demonstrou os controles realizados depois da partida”, completou.

A investigação, iniciada no dia 18 de janeiro, data da vitória dos Patrios na Conferência Americana, foi encomendada por Jeff Pash, um dos vice-presidentes da NFL.

Até o momento, cerca de 40 pessoas tiveram de prestar depoimento aos investigadores, incluindo pessoas dos Patriots, os árbitros e especialistas.

“O objetivo da investigação é determinar o motivo para que as bolas utilizadas durante o jogo não estavam ajustadas como a regra, principalmente se isso se trata de ação proposital. Mas, não temos conclusões sobre esses pontos até agora”, finalizou a nota.

Cada equipe da NFL dá 12 bolas de futebol americano para um jogo, todas elas são analisas pelos árbitros antes do duelo. Elas precisam ter entre 12,5 e 13,5 libras.